Campo Grande (MS) – Durante a reunião da Comissão da Indústria Imobiliária (CII), da CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção), nesta sexta-feira (10/04) no Edifício Casa da Indústria, em Campo Grande (MS), o secretário estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Verruck, apresentou as vantagens competitivas para se investir em Mato Grosso do Sul. “Mostramos aos empresários da indústria imobiliária de todo o País que o Estado é uma grande opção de investimento graças ao ambiente institucional estabelecido e as políticas de desenvolvimento que temos. Temos vantagens propícias à cadeia produtiva da construção civil, especialmente, a do mercado imobiliário”, declarou.
Jaime Verruck acrescentou que, apesar da crise, Mato Grosso do Sul tem uma série de oportunidades de investimentos e os empresários da construção imobiliária, que são grandes incentivadores do mercado nacional, olhem para o Estado como uma opção para a destinação de recursos. “Hoje, temos uma forte inter-relação entre setor privado e público aqui no Estado e percebemos que os empresários da construção imobiliária ficaram muito entusiasmados com essa facilidade institucional, essa inter-relação de tentar levar alguns preceitos da administração privada para a administração pública. Eles consideram que esse é um grande caminho para incentivar o próprio mercado imobiliário e o da construção civil”, analisou.
Para o diretor do Sinduscon/MS (Sindicato Intermunicipal da Indústria da Construção do Estado de Mato Grosso do Sul), Cleber Recalde, a explanação feita pelo titular da Semade (Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico) agradou aos empresários. “O secretário Jaime Verruck demonstrou as vantagens competitivas do nosso Estado e esses líderes empresariais ficaram impressionados. Acredito que, em breve, devemos receber investimentos por parte desses empresários da construção imobiliária”, disse, destacando a objetividade e a visão de desenvolvimento apresentada pelo secretário estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico.
Já o presidente da Comissão da Indústria Imobiliária, Flávio Prando, que também é vice-presidente de Habitação Econômica do Secovi-SP (Sindicato da Habitação de São Paulo), destacou que o secretário Jaime Verruck apresentou um modelo de gestão pública moderna pautada em metas e objetivos com prazos para serem cumpridas. “Ele nos informou que os secretários de Estado estão assinando um documento com o compromisso de que se não cumprir as metas anuais terão de se desligar do Governo. Para nós, isso em uma gestão pública é inovador e extremamente animador para o setor empresarial”, destacou.
Ele completa que o empresário gosta de previsibilidade. “Nós não temos receio de assumir cursos e riscos de mercado, o que nos preocupa é a imprevisibilidade e a insegurança jurídica das mudanças do Governo. Esse tipo de gestão apresentado pelo Jaime Verruck privilegia a previsibilidade, ou seja, segue uma linha mais profissional na gestão pública”, analisou.
Com informações da Unicom – Unidade de Comunicação e Marketing/Fiems