O Secretário Executivo do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (Cedrs) da Secretaria de Produção e Agricultura Familiar de Mato Grosso do Sul, Carlos Gonçalves, concedeu entrevista a Rádio Capital FM, de Campo Grande, no inicio de semana, no programa do comunicador Joel Silva.
Na oportunidade o secretário falou sobre o fim do prazo para que os produtores, assentados, que estivem inadimplentes por conta de financiamentos do Pronaf A e AC, pudessem procurar as agencias do Banco do Brasil ou a Agraer [Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural] e garantir um rebate de 80% para quitação. O prazo termina na próxima terça-feira, dia 30 de junho.
Mais de oito mil contratos, totalizando cerca de 92 milhões estavam inadimplentes quando a campanha foi lançada e destes, pouco mais de 2.385 foram regularizados. “O restante que ainda não demonstrou interesse em regularizar sua situação, se perder essa oportunidade, fica impossibilitado de participar de outros programas e projetos, o que é lamentável”. Completou o secretário.
Preocupado com esses produtores, o Governo do Estado, mesmo não sendo o financiador – já que o Pronaf é um canal de financiamento do Governo Federal – tem intensificando, segundo Carlos, a divulgação do prazo e da porcentagem do desconto, que é muito significativa, nos meios de comunicação, para que não seja por falta de informação, que esses produtores possam limpar os seus nomes.
Carlos falou ainda sobre a importância da agricultura familiar no Estado e no País, que é responsável por mais de 70% do que vai pra mesa dos brasileiros. Em Mato Grosso do Sul a atividade envolve mais de 70 mil famílias, entre agricultores familiares tradicionais, assentados, quilombolas e indígenas. “Conhecedor do seu valor e importância pra economia do Estado, o Governador Reinaldo Azambuja nos cobra constantemente especial empenho na elaboração e execução de projetos que venham de encontro às demandas dos agricultores familiares. Neste sentido, a Secretaria, a Agraer e o Iagro vem trabalhando e deve, nos próximos dias, lançar importantes projetos que vão alavancar a produção de hortifrúti nos municípios, além de dar continuidade aos que, estavam oferecendo bons resultados”. Finalizou.