Campo Grande (MS) – O secretário da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), Jaime Verruck, enfatizou a contribuição do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) na retomada da economia de Mato Grosso do Sul num cenário pós-Pandemia. “Acho que o Sebrae cumpriu muito o papel dele em relação ao pequeno empreendedor, mas precisamos aumentar o foco agora nesse período de 2022, que é exatamente o de retomada”, disse Verruck, durante a abertura do evento que celebrou os 50 anos da instituição, na manhã desta segunda-feira (24), no Shopping Parque dos Ipês, em Campo Grande.
O evento reuniu prefeitos, empresários, funcionários do Sebrae e a população em geral, sendo realizado de forma híbrida com transmissão ao vivo pela Internet. O secretário Jaime Verruck preside o Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/MS e além do pronunciamento durante a solenidade de abertura do evento, proferiu palestra na parte da tarde. A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, fez uma saudação aos presentes por meio virtual, diretamente de seu gabinete de trabalho em Brasília.
Dentre as inúmeras ações desenvolvidas pelo Sebrae para apoiar as pequenas empresas, Verruck destacou o Programa Cidade Empreendedora que terá adesão de mais 10 municípios. “Queremos melhorar o ambiente de negócios. Nesse sentido, o Cidade Empreendedora tem sido o grande projeto de melhoria do ambiente de negócios para as pequenas empresas. Vamos ampliar o programa para atender mais 10 municípios, estamos desburocratizando, aplicando a lei de liberdade econômica, e diretamente aos pequenos empresários vamos intensificar o processo de consultoria.”
O secretário lembrou que o governo do Estado fez parceria com o Sebrae, através do Propeq (Programa de Apoio aos Pequenos Negócios) em que foram alocados R$ 5 milhões para apoiar diretamente os pequenos empreendedores. “Isso porque percebemos que no processo de retomada ocorreu uma mudança substancial na economia, uma transformação digital na forma de venda, e que muitos empresários estão endividados e vão precisar de consultoria financeira para renegociar. É o momento de estender a mão aos pequenos negócios, visando seu desenvolvimento.”
Mato Grosso do Sul tem praticamente 200 mil pequenos negócios, quer seja na Agricultura, Indústria, Comércio e Serviços. Verruck salientou que, “se nós conseguirmos gerar um emprego novo, ou pelo menos manter um emprego em cada um desses empreendimentos, serão 200 mil empregos adicionais na economia. Esse é o nosso foco, mas para isso precisamos fortalecer o empresário, capacitar e fortalecer o pequeno negócio.”
Além disso, na visão do secretário, os resultados do Programa Cidade Empreendedora têm sido muito positivos, conforme atestam os próprios prefeitos que fizeram adesão. “O ideal seria atender 100% dos municípios, mas nesse momento vamos chegar a 32 e que representam praticamente metade da população do Estado. Mas a ideia é dar continuidade, para que os outros municípios, também, mesmo pequenos, possam aderir ao programa. Não importa o tamanho, qualquer município pode aderir.”
O evento
Com o título “SEBRAE 50 + 50: Criar o Futuro é Fazer História” a instituição celebra seu cinquentenário neste ano e anuncia novas metas e um leque de ações para apoiar os pequenos empreendedores. O superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, relacionou os projetos nas várias frentes de ação do Sebrae: Atendimento ao Cliente; Programa Cidade Empreendedora; Pró-Pantanal – Programa de Apoio à Recuperação Econômica do Bioma Pantanal e Polo de Ecoturismo; Propeq Dinamiza – Programa Estadual dos Pequenos Negócios; entre outros.
O Cidade Empreendedora, grande aposta da instituição e parceiros nesse ano, é volado para transformar a economia e promover o desenvolvimento dos municípios a partir do fortalecimento dos pequenos negócios. No último ano, em parceria com as prefeituras que aderiram à iniciativa, foram promovidas ações em 22 municípios de Mato Grosso do Sul com a proposta de dar suporte aos empreendedores e melhorar o ambiente de negócios, além de desburocratizar processos e promover uma gestão pública empreendedora.
Nesse ano mais 10 vagas foram disponibilizadas. As novas cidades selecionadas irão compor o terceiro ciclo do programa e serão acompanhadas pela instituição durante 15 meses – a partir deste ano até 2023.
Serviço: o evento “SEBRAE 50 + 50: Criar o Futuro é Fazer História” acontece durante todo o dia (24), no Shopping Bosque dos Ipês, localizado na Av. Cônsul Assaf Trad, 4796, Campo Grande/MS, com entrada franca.
Veja imagens do evento: