Ao participar com o governador Reinaldo Azambuja na terça-feira (15) em Porto Alegre (RS) do encontro dos governadores do Codesul (Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul), o secretário da Semagro Jaime Verruck, da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) destacou a importância da atuação do bloco formado pelos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul na promoção da integração e do desenvolvimento da região.
“Além das pautas e demandas comuns aos estados em relação à situação da Covid, também tratamos de temas relacionados à integração e ao desenvolvimento dos estados integrantes do Codesul, como a atuação do BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE)”, comentou o secretário Jaime Verruck.
Neste ano de 2021, o BRDE comemora 60 anos de criação do BRDE, sendo que, em Mato Grosso do Sul, a instituição financeira atua desde 1992. “Foi apresentada a proposta de se fazer um plano estratégico pela Macroplan, para 2040, mostrando exatamente toda expansão da economia e todas as possibilidades e os eixos de desenvolvimento de logística, sustentabilidade para o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul”, informou o titular da Semagro.
Os estudos para a elaboração do plano estratégico do Codesul para 2040 devem ser iniciados no segundo semestre de 2021. “Isso será extremamente salutar para nós repensarmos o Mato Grosso do Sul, além de repensar, obviamente, toda a integração com os estados do sul do país”, afirmou o secretário.
Outro ponto destacado por Jaime Verruck foi a atuação do Banco em Mato Grosso do Sul. O BRDE é uma instituição financeira pública de fomento, controlada pelos três estados do Sul. Mato Grosso do Sul não é acionista do banco, mas no Estado ele opera com recursos do FCO (projetos de até R$ 10 milhões) e do FDCO (a partir de R$ 30 milhões).
“O BRDE atua em nosso Estado utilizando os recursos do FCO. É um excelente parceiro, tem um trabalho muito forte na área do cooperativismo, setor que se fortalecido em Mato Grosso o Sul. Temos condições de continuar ampliando as linhas de financiamento através do BNDES e também através do próprio Fundo Constitucional do Centro-Oeste”, finalizou o secretário Jaime Verruck.