Campo Grande (MS) – Foi aberta na segunda-feira (28) a Semana de Moda do Sebrae em Campo Grande. O evento, que acontece até a quarta-feira (30), contou com diversas atividades para capacitar empreendedores do setor, além de fomentar a geração de novos negócios, com ênfase na aproximação entre a indústria da moda de Mato Grosso do Sul e os varejistas locais. O objetivo da ação é fortalecer a cadeia produtiva e a comercialização da produção regional no âmbito da campanha Compre do Pequeno Negócio e do Programa Estadual de Apoio aos Pequenos Negócios (Propeq) realizado pelo Governo do Estado por intermédio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Semade).
Presente à abertura do evento, o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Verruck, afirmou que a Semana da Moda e outras ações do Compre do Pequeno têm parceria direta com o Governo do Estado. “Essa ação pode ser considerada mais uma iniciativa do Propeq (Programa Estadual de Apoio aos Pequenos Negócios). Estaremos com vários eventos em parceria até o dia 5 de outubro, como o Seminário Buscando Resultados com Operação de Crédito no dia 1º de outubro, quando anunciaremos a liberação de alvará de forma facilitada para estabelecimentos de até 750 m2. É nosso compromisso: criar mecanismos para que consigamos manter a indústria local de forma competitiva, proporcionando o desenvolvimento de uma marca de moda exclusiva de Mato Grosso do Sul. O maior insumo de nosso estado é o povo”, concluiu.
O superintendente do Sebrae, Cláudio Mendonça, enfatizou a importância das instituições envolvidas (Sebrae, Fecomércio (Senac), Fiems (Senai), Sindivest/MS, Sindical/MS e Uniderp) na realização do evento ao unir forças para auxiliar os pequenos negócios da região. “É fundamental que possamos estimular os negócios entre os pequenos estabelecimentos do varejo e as pequenas indústrias da confecção de Mato Grosso do Sul, para que este dinheiro continue circulando aqui mesmo; gerando emprego e renda a diversas famílias e valorizando o produto local, que em nada perde em qualidade e beleza para peças de fora.”
Impressões dos expositores
Michelle Ferzeli Pegaz, da Elle Camisaria, afirmou que a Semana da Moda é uma oportunidade única para expor novos produtos no mercado e aproximar a indústria do varejo. “Nós produzimos camisas com conforto e qualidade. Por isso, vamos ampliar para o segmento plus size, pois há uma demanda e enxergamos aqui essa possibilidade de expansão”, ressaltou.
Há 23 anos no mercado, a República Universitária também é uma das indústrias que expõem suas confecções no evento. A representante da marca, Patrícia Rodrigues, ressalta que apesar do tempo de existência da empresa, sempre há novidades para oferecer ao varejo. “O que é importante para nós no momento é que o evento coincidiu na mesma semana em que começamos a trabalhar com a representação de calçados profissionais, com materiais exclusivos. Trata-se de mais uma forma de divulgação e geração de novos negócios.”
Claudio Braz Salomão, da Iris Compressiva – indústria de modeladores de uso diário feminino e masculino, corretores e linha fitness feminina – “Apesar do mercado estar um pouquinho recessivo, a Semana da Moda é uma ótima oportunidade de exposição. O evento está bonito e esperamos que ele cresça e que seja muito maior nas próximas edições. Temos que mostrar o que fazemos de melhor.”
Serviço:
Semana da Moda – A Vitrine de Oportunidades para Indústria e Varejo
Data/Horário: de 28 a 30 de setembro, das 14 às 20 horas
Local: Sede do Sebrae – Avenida Mato Grosso, 1661 – Centro. Campo Grande/MS
Investimento: Palestras Magnas – R$ 20. Oficinas – R$ 100
Inscrições: Portal de Atendimento
Informações: 0800-570-0800
Fonte: Vanessa Ricarte (Agência Sebrae)
Fotos: Nolli Corrêa (Semade)