Campo Grande (MS) – O secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Semade), participou, no sábado (12 de setembro), da 2ª edição do novo formato do Programa Ação Cidadania, que levou aos bairros de Campo Grande os serviços nas áreas de saúde, educação, cidadania e cultura, bem como os cursos de qualificação profissional do Sesi e Senai e o encaminhamento para estágio feito pelo IEL.
O evento aconteceu no Bairro Jardim São Conrado. Ao todo, o evento atraiu 1.903 pessoas e fez 5 mil atendimentos nas áreas de educação, saúde, cidadania e cultura, além do sorteio de 16 bicicletas e inúmeros brindes.
“Identificamos que há um grande interesse da população da região em fazer inscrições nos cursos de qualificação profissional gratuitos oferecidos pelo Senai e a Ação Cidadania traz essa oportunidade para os moradores. Com a TV Morena e os outros parceiros, estamos cumprindo o nosso compromisso e contribuindo para superar a crise econômica, buscando ações e fazendo com que a sociedade se mobilize”, declarou o presidente da Fiems, Sérgio Longen.
Na avaliação do secretário estadual de Meio Ambiente e de Desenvolvimento Econômico, Jaime Verruck, o Governo do Estado reconhece esse tipo de ação, tanto que tem trabalho similar que é a Caravana da Saúde. “Essa é a uma iniciativa importante para Campo Grande, pois a sociedade tem deficiência de acessos a produtos e serviços. A Ação Cidadania resolve questões de curto prazo, como emissão de documentos, mas também sinaliza propostas de futuro”, declarou.
População
A Ação Cidadania disponibilizou para os moradores da região do São Corando atendimentos em diversos serviços, que incluíram corte de cabelo, emissão da 1ª via do RG, orientação pessoa as vítimas de acidente de trânsito, orientações e atendimentos jurídicos nas áreas cível e criminal, cadastramento da tarifa social, alistamento militar fora do prazo, expedição da 1ª e 2ª vias do título eleitoral, emissão de CPF, exame de mamografia, coleta de preventivo, consulta com médico oncologista, exame bucal, aferição de pressão arterial, orientação nutricional, atendimento com clínico geral, informações de como se tornar um microempreendedor individual, contação de histórias, desenho livre, tobogã, casinha pula pula, aula de zumba, entre outros.
O Programa Ação Cidadania tem duas etapas, sendo a primeira um dia inteiro de serviços nas áreas de saúde, cidadania, educação e cultura oferecidos pelo Sesi e parceiros na região beneficiada, enquanto a segunda levará diretamente aos moradores os cursos profissionalizantes gratuitos do Senai, os cursos gratuitos de inclusão digital e educação continuada do Sesi e o encaminhamento de estudantes para estágio pelo IEL.
Para viabilizar esses procedimentos, o Sistemas Fiems disponibilizará as salas de aula móveis e as carretas do Senai, bem como o ônibus e a van de inclusão digital do Sesi, além das sedes das associações de moradores dos bairros quando necessária.
De acordo com a Fiems, o objetivo é buscar nos bairros a mão de obra em falta nas indústrias da Capital, pois muitas pessoas deixam de fazer os cursos gratuitos oferecidos por Sesi e Senai por falta de recursos financeiros para se deslocar até o centro da cidade.
No caso do Sesi, são 1.000 vagas nos cursos gratuitos de informática básica, enquanto o Senai disponibiliza 3.763 vagas em 21 cursos gratuitos, incluindo assistente de contabilidade, ajustador mecânico, almoxarife, costureiro eclético, eletricista instalador residencial, mecânico de máquina reta e overloque, mecânico de manutenção e motores ciclo otto, pedreiro, pintor, operador de computador, entre outros.
Texto Fiems