São Gabriel do Oeste (MS) – O secretário de Estado da Produção e Agricultura Familiar, Fernando Mendes Lamas, e Aristóteles Ferreira Junior, da secretaria executiva do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (Cedrs/MS), foram ao Assentamento Itaqui acompanhar uma visita da Secretaria Municipal de Agricultura de São Gabriel do Oeste. Na oportunidade, Vitor Carlos Neves, diretor do Projeto ‘Justa Trama’, cooperativa de produção e comercialização têxtil da moda de algodão orgânico, e o presidente da Central de Cooperativas e empreendimentos solidários (Unisol), Ari José de Souza, apresentaram o projeto aos assentados.
Em entrevista ao programa de rádio da Prefeitura ‘São Gabriel em Ação’, do comunicador Thiago Holsbach, Lamas comentou que deve se reunir com o secretário municipal Leo Luís Grison novamente, nos próximos dias, para tratar de detalhes sobre a segunda edição do encontro que discutirá o ‘Desenvolvimento Rural Sustentável na Bacia do Alto Taquari em Mato Grosso do Sul’, e que deve ser realizado em parceria entre o Município e o Governo do Estado através da Secretaria de Estado da Produção e Agricultura Familiar.
A primeira edição do encontro que aconteceu em Brasília, no dia 25 de julho, e reuniu lideranças politicas de diversos Estados e representantes de várias instâncias do Governo Federal também contou com a presença do secretário Fernando Lamas, que desde então tem destacado a importância de que a discussão seja ampliada.
Ainda na entrevista, Lamas e Leo comentaram sobre a implantação do projeto da ‘Propriedade de Descanso de Ovinos para Abate’ (PDOA) que está em fase adiantada naquele município e deve ser a segunda a ser instalada no Estado. Lamas lembrou que a ideia, inovadora, deve servir como grande incentivo para os pequenos produtores ampliarem a criação já que possibilita que juntos eles possam fechar cargas de animais para o abate mantendo escala e trocando experiências constantemente.
As prioridades do Governo do Estado no fomento às atividades de hortifruticultura, piscicultura e leite também foram destacadas pelo Secretario, bem como os programas de recuperação de pastagens degradadas. Lamas finalizou colocando a estrutura do Governo, a secretaria e suas vinculadas – Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) e Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) – à disposição da administração para futuras e promissoras parcerias, como ele mesmo classificou.
Kelly Ventorim – Assessoria de Comunicação da Sepaf