Campo Grande (MS) – Sabedores de que a defesa sanitária vegetal precisa atuar cada vez mais de forma integrada, órgãos e entidades do setor produtivo – extensão, pesquisa, ensino e entidades representativas tem buscado criar uma malha que garantirá a inocuidade dos produtos ofertados ao mercado nacional e mundial.
E é nesse sentido que o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, através da Secretaria de Produção e Agricultura Familiar (Sepaf), a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) e a Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), realizará nos dias 23 e 24 de setembro, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, o Simpósio “A defesa fitossanitária em Mato Grosso do Sul – situação atual e perspectivas”.
Segundo a vice-diretora Presidente da Iagro, médica veterinária, mas mestre em agronomia, Marina Carvalho Dobashi, a promoção desse evento é uma forma de colocar em discussão as ações de defesa sanitária no Estado, integradas com as instituições públicas e privadas. “A ideia é promover o conhecimento de políticas da defesa sanitária vegetal, abrindo as portas para que outras pautas possam ser discutidas pelo grupo futuramente, avançando de forma significativa”.
Ela Completou afirmando que diante deste panorama, compete ao Governo do Estado ser o protagonista de ações que visam assegurar a sustentabilidade da atividade e tem grande interesse em manter agendas positivas como esta do Simpósio com constância.
Programação
Para discutir a situação atual e perspectivas da defesa sanitária vegetal no Estado, o simpósio terá a participação de diversas entidades e ainda palestrantes de renome nacional e internacional. Na palestra com o tema “O MAPA e as ameaças fitossanitárias”, os participantes terão oportunidade de ouvir o Dr. Luís Eduardo Pacifici Rangel, Diretor do Departamento de Sanidade Vegetal do Ministério da Agricultura.
A Professora Doutora Silvia Helena Galvão de Miranda, da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ/USP), debaterá sobre o tema “Impacto da entrada de pragas exógenas no Brasil e implicações para a política de Defesa Sanitária”. Ainda no mesmo painel, o Engenheiro Agrônomo Luís Carlos Ribeiro, Gerente Técnico e de Regulamentação Estadual da ANDEF trará o tema “Ameaças Fitossanitárias – A visão da Indústria”.
O Secretário de Estado de Produção e Agricultura Familiar, Fernando Lamas, apresentará dados sobre a produção Vegetal em Mato Grosso do Sul, em palestra com o tema “Uma nova gestão, uma nova visão”. Da Embrapa Gestão Territorial, de Campinas, virá o Supervisor do Núcleo de Análises Técnicas, Dr. Rafael Mingoti com a palestra “Utilização de análises geoespacias para apoiar o planejamento da vigilância fitossanitária”.
Contando ainda com o apoio da iniciativa privada, o Simpósio terá José Eduardo Mendes Petrilli, da empresa Fíbria, falando sobre Manejo integrado de pragas florestais.
O Controle do Trânsito Interestadual de Vegetais e sua Importância na Prevenção de Disseminação de Pragas será apresentado pelo Engenheiro Agr. Ricardo Hilman – Chefe do Serviço de Sanidade Vegetal – SFA/MS – MAPA. A Agropec, empresa de prestação de serviços, trará a Dra. Regina Sugayama para falar sobre ‘Histórico e Consequências da Entrada de Novas Pragas no Brasil’.
O Panorama dos insetos e pragas das culturas de soja, algodão e milho na Defesa Sanitária Vegetal será tema da palestra do renomado Professor Doutor Paulo Eduardo Degrande, da UFGD.
O tema “Manejo integrado de Pragas da Soja no MS” será discutido na palestra do Doutor Crébio José Ávila, da Embrapa, de Dourados.
A palestra sobre “Logística x Embalagem Vazias” será oferecido pelo Inpev, sob o comando de Mario Fuji e ainda sobre “Receituário Agronômico” por representante do CREA/MS.
Participação efetiva
Já estão envolvidos no evento: Sepaf, Iagro, Agraer, MAPA, SFA/MS, Crea/MS, Embrapa, UFGD, UFMS, Uems, Uniperd/Anhanguera, UCDB, Unigran, Famasul, Fundação MS, Fundação Chapadão, Aprosoja, Ampasul, Reflore/MS, Andav, Inpev e Andef.
Kelly Ventorim – Sepaf