Tamanho da propriedade, tipo de cultura e implementos devem ser considerados
Com as constantes evoluções tecnológicas das máquinas agrícolas, o produtor rural brasileiro tem ao seu alcance uma grande variedade de equipamentos. Profissionais da Massey Ferguson (Kenilworth/Reino Unido), marca líder no mercado nacional de tratores há 54 anos ininterruptos e fabricada pela AGCO (Georgia/EUA), maior fabricante de tratores da América Latina e a maior exportadora do produto do Brasil, indicam alguns fatores para facilitar a compra da nova frota de tratores.
Tamanho da propriedade rural, tipo de cultura que será produzida e até os implementos utilizados no local são fundamentais para definir o produto mais adequado e que supra todas as necessidades no campo. Além disso, a potência do motor é um fator que deve ser ajustado de acordo com o uso e a topografia da propriedade rural.
De acordo com os especialistas, em pequenos terrenos, de 30 hectares, por exemplo, onde se produz suinocultura, avicultura e pecuária leiteira, tratores de 50 a 75 cv suprem a necessidade. Para médias propriedades, de 100 a 500 hectares, é necessário utilizar máquinas de até 130 cv para culturas de soja, milho e pecuária de corte. Acima de 500 hectares, os tratores recomendados são os modelos superiores a 130 cv.
Além da escolha do trator ser primordial para as aplicações, é muito importante ressaltar que o trabalho seja realizado com o implemento correto, sob o risco da atividade ficar comprometida e a produtividade da lavoura, afetada. “A escolha errada também pode afetar a vida útil do trator, aumentar a necessidade de manutenção, a fadiga do operador e ainda ampliar o consumo de combustível”, explica o coordenador de Marketing do Produto Tratores da Massey Ferguson, Éder Pinheiro.
A assistência técnica da marca, custo da manutenção, disponibilidade de peças de reposição, consumo de combustível e o valor de revenda também são aspectos que devem ser observados na hora da compra de um trator. A Massey Ferguson, por exemplo, conta com uma equipe de mais de 200 concessionárias distribuídas por todo o Brasil prontas e capacitadas para orientar e apoiar o produtor rural, além de uma equipe especializada em pós-venda para garantir toda a assistência ao cliente.
O design do produto também deve ser levado em consideração não só pelo visual, mas também pela ergonomia e conforto operacional, o que influencia diretamente o desempenho do operador.
Fonte: A.I., adaptado pela equipe feed&food.