O Serviço Federal Sanitário e Fitossanitário da Rússia (Rosselkhoznadzor) aprovou em setembro novas habilitações de frigoríficos brasileiros para exportação de carnes bovina, suína e de frango para aquele país, segundo informações do site do órgão russo na segunda-feira (7).
Desde o último dia 2 de setembro, a Cooperativa Central Aurora Alimentos em Joaçaba (SC) está liberada para exportar carne, miúdos e gordura de suínos para a Rússia.
A planta da Averama Alimentos em Umurama (PR) também foi habilitada na mesma data para exportar carne, gordura e miúdos de frango para o país. Ainda foi aprovada para exportar carne, gordura e miúdos de frango, a planta da Gonçalves & Tortola em Paranavaí (PR).
Na lista de aprovações mais recentes do Rosselkhoznadzor consta ainda a aprovação para que o frigorífico da Minerva em Rolim de Moura (RO) exporte miúdos e gordura de bovinos para a Rússia a partir de 2 de setembro.
Desde o final de julho, quando o governo brasileiro fechou acordo de prelisting com o governo russo para intensificar o comércio de carnes, seis frigoríficos brasileiros receberam habilitações e outros cinco tiveram restrições temporárias levantadas, segundo dados Ministério da Agricultura (Mapa) do Brasil mencionados por sites da imprensa brasileira.
Desses 11 frigoríficos habilitados desde então, cinco foram autorizados sem inspeção prévia, seguindo o modelo do prelisting.
Segundo o sistema de prelisting, a autoridade sanitária do Brasil verifica os estabelecimentos produtores que atendem aos requisitos da Rússia e os indica como aptos à exportação.
Fonte: Carne Tec