Nova Andradina (MS) – Os serviços oferecidos pela Rota do Desenvolvimento, que acontece até amanhã (23) em Nova Andradina, já começam a transformar a vida das pessoas que estão procurando as mesas de atendimento do governo do Estado, do Sistema S e das outras 40 entidades do setor produtivo que participam e são parceiras do projeto. “A Rota do Desenvolvimento está abrindo um leque de oportunidades para pessoas físicas a empresários. Estamos muito satisfeitos de termos sido escolhidos para sediar a primeira edição do projeto”, disse o secretário de Desenvolvimento de Nova Andradina, Marcio Costa.
O acesso a novas oportunidades foi destacado pelos irmãos Delvair Gonsalves, 47 anos e Fábio Henrique Gonsalves, 41. Há mais de 25 anos eles trabalhavam na informalidade, no ramo da construção civil. Na manhã desta quarta-feira (22), os dois foram até o campus da UEMS de Nova Andradina, aonde foi montada a Rota do Desenvolvimento e saíram com seus alvarás, em mãos, de Micro Empreendedor Individual (MEI), emitidos pela prefeitura de Nova Andradina – parceira da Rota do Desenvolvimento.
Delvair e Fábio ficaram surpresos e satisfeitos com a qualidade e agilidade do atendimento recebido nas mesas de atendimento da Rota do Desenvolvimento. Agora, com o alvará em mãos, poderão concorrer “em pé de igualdade” com outros profissionais e, inclusive, oferecer seus serviços para a prefeitura e outros órgãos públicos. “A gente precisa emitir nota fiscal, pois é uma exigência dos serviços que têm aparecido. Eu e meu irmão nos acomodamos por muito tempo. A gente achava que abrir firma era complicado. Foi uma surpresa pra gente chegar aqui e em cerca de uma hora resolver essa situação”, disse Fábio.
Para a natureza do serviço que eles oferecem, Delvair e Fábio são considerados como ambulantes e não precisaram nada mais do que apresentar os originais do RG, CPF, Título de Eleitor e Comprovante de Residência para obter o alvará de MEI. Para emitirem a Nota Fiscal de MEI, só precisarão se cadastrar no sistema on line da prefeitura, procedimento que poderão fazer da própria casa. “Hoje mesmo vamos nos cadastrar, porque amanhã já temos um cliente para visitar e apresentar orçamento. Vai ser o nosso primeiro trabalho com nota fiscal”, disse Delvair.
Atendimentos
A Rota do Desenvolvimento prossegue nesta quarta-feira, com os atendimentos oferecidos pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Semade) – por meio do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), Junta Comercial de Mato Grosso do Sul (Jucems) e Agência Estadual de Metrologia de MS (AEM-MS) – e profissionais do Sistema S e demais entidades parceiras do projeto.
Neste segundo dia de Rota do Desenvolvimento, caravanas de municípios vizinhos a Nova Andradina chegaram ao local do evento, o que aumentou a demanda de atendimentos dos serviços oferecidos. De acordo com o Sebrae-MS, entre terça-feira e o meio dia de quarta-feira, 734 visitantes passaram pelo local do evento, sendo: 170 Pessoas Jurídicas; 445 potenciais empreendedores, 103 microempreendedores, 17 produtores rurais, 28 empresas de pequeno porte, 39 empreendedores individuais.
Nas mesas do Imasul, a procura maior tem sido por informações e orientações a respeito do Cadastro Ambiental (CAR), além de dúvidas sobre licenciamento ambiental. A Jucems e AEM-MS também estão atendendo o público, com orientações sobre legislação e prevenção.
A Rota do Desenvolvimento é um dos eixos de atuação do Programa Estadual de Apoio aos Pequenos Negócios (Propeq), lançado pelo Governo do Estado em junho. Ainda em 2015, o projeto passará pelos municípios de Coxim, Dourados e Três Lagoas. A ação é realizada pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul – por meio da Semade, juntamente com o Sebrae, Sesc, Senac, Senai, Sesi, IEL, Senar, Sest Senat, e Sistema OCB/MS. Apoiam a iniciativa: Amems, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Faems, Sistema Famasul, Sistema Fecomércio MS, Sistema Fiems, Fundect, UFMS, Assomassul.
A programação completa encontra-se disponível no site www.rotadodesenvolvimentoms.com.br.