Rota do Desenvolvimento destacou assuntos sobre inovação, tecnologia e também oportunidades de negócios

Categoria: Geral | Publicado: sábado, novembro 21, 2015 as 09:16 | Voltar

O presidente do Sindicato Rural, Marco Garcia, juntamente com várias autoridades da Costa Leste, participaram da Rota do Desenvolvimento, evento que está ocorrendo no SEST SENAT de Três Lagoas. A Rota do Desenvolvimento trata-se de diversas palestras voltadas para gestores, instituições, produtores e quem quer abrir o próprio negócio.

Para Marco Garcia, que também representou o presidente da Famasul, Maurício K. Saito, para o setor do agronegócio essa Rota é fundamental. “Além de ter uma dinâmica muito boa, esse evento irá levar conhecimento para o pequeno, médio e grande produtor. Está tendo várias informações sobre o CAR. Aqui ele tira todas as informações necessárias sobre como preencher, etc. O governo do Estado está oferecendo isso. Ele veio com a unidade móvel até aqui e é uma ótima oportunidade”, conclui.

A primeira programação do evento foi um diálogo do desenvolvimento sustentável com líderes da região Costa Leste. Participaram o Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SEMADE), Jaime Verruck; Diretor Presidente da AGRAER, Enelvo Felini; Secretário de Estado de Produção e Agricultura Familiar (SEPAF), Fernando Lamas e o Diretor Presidente da Fundação de Turismo (FUNDTUR), Nelson Cintra.

Segundo Verruck, “nós temos na Costa Leste cidades de grande representação. É uma região muito boa e importante. Hoje levantamos diversos projetos e fizemos um grande trabalho na área de logística. Vamos buscar valorizar os incentivos fiscais daqui e avançar cada dia mais”, ressalta.

Já para o Secretário de Estado de Produção e Agricultura Familiar, Fernando Lamas, a Rota do Desenvolvimento é uma oportunidade de trocar informação. “O foco é ver o que está ocorrendo e conversar sobre os assuntos. Mato Grosso do Sul tem características importantes e é uma região muito boa. Temos que aproveitar bem, inclusive a piscicultura”.

Para Enelvo Felini, diretor presidente da Agraer, “ cerca de 85% do que entra no CEASA de Campo Grande vem de outro Estado. O produtor rural tem que estar junto nessa rota do desenvolvimento. É fomentando o pequeno, médio e grande produtor, que iremos avançar na agricultura familiar”.

Já para Nelson Cintra,”temos que valorizar as nossas belezas, cuidar de Bonito e do Pantanal. Três Lagoas tem ótimos lugares para trabalhar com o turismo e divulgar o Estado. Turismo é geração de emprego e de renda”, conclui.

Durante a solenidade de abertura do evento, que propõe novos modelos de gestão, a prefeita de Três Lagoas, Márcia Moura, disse que “temos que acreditar nessa região. Hoje estamos com vários prefeitos para ouvir as novas propostas. Muitos projetos estão por vir. Isso nos dá segurança e mostra que iremos conseguir superar a crise”.

Já para o governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, “políticas públicas para o desenvolvimento industrial são fundamentais. Três Lagoas recebeu grandes empreendimentos e a região já tem uma lógica de desenvolvimento. Mato Grosso do Sul é um Estado de oportunidades e deve ser um dos únicos que terão um PIB positivo. O governo tem que ouvir as pessoas e buscar solução”, finaliza.

Rafael Furlan, Jornal Dia a Dia

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.