Nova Andradina (MS) – Começou nesta terça-feira (21), em Nova Andradina, a primeira edição da Rota do Desenvolvimento. Trata-se de um projeto estratégico do Governo do Estado, realizado em parceria do Sistema S e outras 40 entidades representativas do setor produtivo, cujo objetivo é incentivar a diversificação da matriz econômica de Mato Grosso do Sul e levar o progresso para o interior do Estado. A ação acontece até quinta-feira (23) no campus da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Durante esses três dias serão oferecidas mais de 200 atividades a comerciantes e empreendedores de Nova Andradina e outras 15 cidades vizinhas.
O governador Reinaldo Azambuja e o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Verruck, foram representados na solenidade de abertura pelo secretário-adjunto da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Semade), Ricardo Senna. Segundo ele, “o governo vestiu a camisa dos pequenos negócios”, que representam 98% das empresas instaladas no Estado.
“Essa ação é oportunidade grande de maximizar a economia local. O governo está trabalhando na construção de um novo paradigma de desenvolvimento do Estado (…) criando políticas para estimular o crescimento das micro e pequenas empresas (MPEs) com sustentabilidade, ciência, inovação e tecnologia da informação”, disse.
Durante a abertura, o prefeito de Nova Andradina, Roberto Hashioka, destacou a contribuição do Estado para o desenvolvimento das MPEs. Segundo ele, o conhecimento repassado aos empresários por ações como a Rota do Desenvolvimento é fundamental para os empreendimentos crescerem. “E para ter sucesso é preciso ter ética, austeridade, dedicação e trabalho”, opinou.
O público presente assistiu à palestra do economista Samy Dana – PhD em economia, colunista e comentarista do o jornal O Globo e da GloboNews – que falou sobre questões econômicas em âmbito mundial, nacional e regional, traçando algumas expectativas do mercado, perfil do consumidor, taxas de juros e perspectivas de crescimento.
Samy Dana elogiou a iniciativa de se realizar um evento tendo como foco os pequenos negócios. “Essa diversificação e incentivo aos pequenos empreendimentos é urgente e necessária, mais ainda em tempos de grandes dificuldades e inseguranças como o de agora”, afirmou. Após sua palestra, o economista ainda participou como moderador de um rápido debate com algumas entidades e autoridades presentes, sobre as tendências e carências do mercado regional.
Rota do Desenvolvimento
A Rota do Desenvolvimento é um dos eixos de atuação do Programa Estadual de Apoio aos Pequenos Negócios (Propeq), lançado pelo Governo do Estado em junho. A programação completa encontra-se disponível no site www.rotadodesenvolvimentoms.com.br, onde é possível realizar a pré-inscrição para o evento.
Os 10 objetivos da ação são: Lei Geral Estadual da Micro e Pequena Empresa; estrutura de apoio e governança; Fórum Estadual Permanente da Micro e Pequena Empresa de Pequeno Porte; desburocratização e orientação; tratamento tributário e fiscal; micro empreendedor individual; crédito e fomento; inovação, assistência técnica e tecnológica; encadeamento produtivo e desenvolvimento regional; e acesso a mercados.
Ainda em 2015, a Rota do Desenvolvimento passará pelos municípios de Coxim, Dourados e Três Lagoas. A ação é realizada pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul – por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Semade), juntamente com o Sebrae, Sesc, Senac, Senai, Sesi, IEL, Senar, Sest Senat, e Sistema OCB/MS. Apoiam a iniciativa: Amems, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Faems, Sistema Famasul, Sistema Fecomércio MS, Sistema Fiems, Fundect, UFMS, Assomassul.
Com informações de Ludyney Moura e Bruno Chaves.
Fotos: Jessica Barbosa.