Acontece na próxima terça-feira (dia 31/03), no município de Campo Grande, reunião pública, para apresentação da versão preliminar do Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Miranda. O encontro é um convite do Instituto de Meio Ambiente e do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Miranda.
A organização espera mobilizar a população interessada para conhecer a versão, debater as propostas do plano e suas ações necessárias na bacia para os próximos 15 anos. Foram convidadas as comunidades (setor público, universitárias, empresários, pesquisadores e profissionais da imprensa local).
Na ocasião a empresa DMTR Engenharia, responsável pela elaboração dos trabalhos, além de apresentar o planejamento para a Bacia vai ouvir as sugestões e questionamentos da população. Técnicos do IMASUL participam da reunião para dar esclarecimentos e tirar possíveis dúvidas.
A Bacia Hidrográfica do Rio Miranda tem uma importância vital para toda a região, e como a atividade predominante é a agropecuária, a comunidade precisa ter o entendimento que as decisões de uso dos recursos hídricos devem ser compartilhados visando os múltiplos usos.
Vinte municípios inseridos na bacia, dentre eles: Anastácio, Aquidauana, Bandeirantes, Bodoquena, Bonito, Campo Grande, Corguinho, Corumbá, Dois Irmãos do Buriti, Guia Lopes da Laguna, Jaraguari, Jardim, Maracaju, Miranda, Nioaque, Ponta Porã, Rochedo, São Gabriel do Oeste, Sidrolândia e Terenos.
De acordo com a Gerência de Recursos Hídricos, o Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Miranda (PRHBHRM) “É um instrumento previsto pela Política Nacional de Recursos Hídricos (Lei Federal nº 9.433/1997) de natureza estratégica e operacional, com o intuito de nortear a implementação da gestão de Recursos Hídricos, compatibilizando os aspectos quantitativos e qualitativos do uso da água, de modo a assegurar as metas e os usos múltiplos nele previsto, no âmbito da bacia hidrográfica”.
A reunião acontece no Auditório do IMASUL, localizada na rua Des. Leão Neto do Carmo, BL. 06 – Parque dos Poderes, às 09h.
Participe! Você também é responsável pela qualidade das Águas de seu município.
Para informações adicionais, consulte o FOLDER.
Fonte: Maria Inês Amaral (Jornalista Imasul)