Campo Grande (MS) – Reunião realizada nesta quarta-feira (27) entre o governador Reinaldo Azambuja e o cônsul-geral de Portugal em São Paulo, embaixador Paulo Jorge Nascimento, foi o ponto de partida para estreitar relações diplomáticas entre Mato Grosso do Sul e aquele país. Presente ao encontro, o secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck, destacou pontos que podem ser fortalecidos nesse intercâmbio.
“Já temos uma ligação cultural forte e a criação da Câmara de Comércio favorece as relações comerciais, é nosso interesse mostrar os potenciais econômicos de Mato Grosso do Sul para os empresários portugueses. Hoje, nossa relação comercial é deficitária, importamos mais do que exportamos para Portugal. Mas isso pode mudar, há investidores portugueses interessados na celulose, por exemplo”, disse Verruck.
Esta é a primeira vez que o funcionário do governo português visita o Estado. Ele ocupa o cargo de cônsul no Brasil há cerca de seis meses e trouxe na pauta assuntos relacionados ao turismo, comércio e cultura foram debatidos. O cônsul foi convidado pelo governo de Mato Grosso do Sul para participar do lançamento do Rally dos Sertões em São Paulo, na próxima semana. O evento esportivo, um dos maiores ralis do mundo, terá a largada em Campo Grande no dia 24 de agosto deste ano. “O Rally será lançado numa feira de turismo, oportunidade única para o cônsul conhecer nossos atrativos turísticos”, disse Reinaldo Azambuja.
Também estiveram presentes no encontro os secretários Eduardo Riedel (Governo e Gestão Estratégica) e Jaime Verruck (Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar); o presidente da Federação das Câmaras de Comércio Brasil e Portugal, Nuno Rebelo de Sousa, que é filho do presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa; e o deputado do Parlamento Português, Carlos Páscoa.