O Motofog Agro pode beneficiar pequenos produtores
No dia 07 de outubro a Embrapa Solos (Rio de Janeiro-RJ) recebeu a visita de Luís Carlos Ribeiro, gerente técnico e de regulamentação estadual da Associação Nacional de Defesa Vegetal (Andef). O encontro demonstrou a tecnologia Motofog Agro para a Associação, buscando financiamento para validar o equipamento em campo. Neste momento, em que o Estado busca conter gastos, e editais e projetos têm menos recursos, Embrapa e Fumajet recorreram à Andef, que possui linha de crédito em educação e treinamento, e pode financiar campanhas que diminuam o impacto do uso agrotóxico no campo, como é o caso do Motofog Agro.
O Motofog Agro, foi desenvolvido pela empresa carioca Fumajet, para aplicações fitossanitárias nas lavouras com motocicletas. “As motos são muito populares no interior, essa forma de aplicação de defensivos, via motos, com as devidas adaptações agronômicas pode trazer muitos benefícios”, diz o pesquisador daEmbrapa Solos Sílvio Tavares. “Quando conheci o trabalho da Fumajet logo pensei na sua utilização para pequenos produtores, particularmente com herbicidas e adubação foliar”, completa Sílvio.
A aplicação com motocicletas vai otimizar muito as atividades de manejo. Para o pequeno agricultor é muito caro comprar um micro trator e seus equipamentos específicos para aplicação de defensivos, mas grande parte deles já possui motos em suas propriedades e a aquisição dos equipamentos de pulverização adaptados a essas motos barateia muito essas atividades de manejo em suas plantações”.
Além do uso individual pelo agricultor, esses equipamentos podem – e devem – ser usados coletivamente em assentamentos rurais, projetos de irrigação, pequenos sítios etc. Um bom número de produtores usando o Motofog Agro na mesma região pode gerar a formação de micros e pequenas empresas de prestação de serviços para a aplicação de defensivos, gerando trabalho e renda para o meio rural.
Embrapa Solos