Campo Grande (MS) – O secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Semade), Jaime Verruck, realizou hoje (04) uma reunião com a Associação Sul-Mato-Grossense de Produtores e Consumidores de Florestas Plantadas (Reflore) e com a empresa Working on Fire, da África do Sul, para conhecer e discutir um sistema de detecção e monitoramento de incêndio com câmeras.
O sistema de detecção e monitoramento de incêndio é feito com modernas câmeras de vídeo que repassam imagens reais da localização. Para o presidente da Reflore MS, Moacir Reis, o sistema é avançado para a prevenção de incêndios e evita grandes prejuízos. “Outro benefício é que o sistema permite a vigilância patrimonial das propriedades rurais. O estudo está viabilizando a instalação de cerca de 35 torres de monitoramento entre Três Lagoas e Campo Grande” afirmou Moacir..
O grande foco são as florestas de eucalipto, plantadas no Estado para atender a indústria de celulose e madeira. “O sistema também permite a segurança e o monitoramento de pastagens e áreas de reserva” afirmou Moacir.
Conforme Andy Bays, diretor da Working on Fire, o programa de manejo integrado de fogo está sendo trabalhado tanto com empresas quanto com o governo Sul-Africano. “Nosso programa permite recrutar pessoas carentes e treiná-las para se tornarem combatentes de incêndio. A empresa existe há trinta anos e já treinou mais de 20 mil pessoas. Hoje, nós temos 7 mil funcionários treinados com ex-militares para combater incêndios. Temos uma grande experiência em combate de incêndios e queremos trazer isso para o Mato Grosso do Sul. A empresa têm um pacote de serviços e fomos convidados pela Reflore para trazer nossa tecnologia para mostrar tanto para a Associação, quanto para as empresas e governo” afirmou Andy Bays.
Em Mato Grosso do Sul são cerca de 900 mil hectares de florestas plantadas de eucalipto e cerca de 7 mil hectares de pinus.