Como produtores de bovinos, vocês sabem que é no mínimo frustrante ler e ouvir notícias e histórias sobre a indústria pecuária na grande mídia que vocês sabem que não são verdadeiras. Vocês podem responder em cartas, mídias sociais ou cara a cara, e dizer as pessoas como vocês se preocupam com os animais e com o meio-ambiente.
Na maioria dos casos, suas histórias em primeira mão são extremamente uteis e eficazes em contar a história verdadeira aos consumidores, porque eles geralmente confiam nos produtores e querem informações em primeira mão. Porém, isso não é suficiente por si só.
Os consumidores de hoje têm mais questionamentos sobre como a carne bovina é produzida, da fazenda ao prato, do que nunca antes, e eles demandam provas científicas para responder a suas questões sobre coisas como efeitos nutricionais e ambientais da produção agrícola e pecuária.
E, embora os consumidores possam acreditar que vocês estão fazendo um bom trabalho, como provar que vocês não os únicos produtores a seguir práticas comprovadas de bons cuidados?
Graças aos investimentos de um dólar por cabeça dos produtores dos Estados Unidos no programa Beef Checkoff, todas as ferramentas estão disponíveis para proteger os produtores e a indústria de carne bovina das informações erradas, das percepções equivocadas, das crises e da retórica emocional de fontes mal informadas ou pessoas e grupos anti-carne.
Além de compartilhar informações precisas através do site Facts About Beef, o programa checkoff trabalha em uma base diária para ajudar os consumidores a entender como criar seus animais. Ele usa a verdade para acabar com as informações erradas antes que essas alcancem o público. E se não consegue atuar com antecedência, o checkoff está pronto para responder com fatos e ciência quando surgem os mitos.
Vocês já devem ter ouvido falar de um processo de proteção chamado “gestão da reputação” ou algo assim e há muito mais estratégia e engajamento nisso do que a maioria das pessoas pode imaginar.
Season Solorio, que administra questões de reputação do beef checkoff e o programa de gestão disse: “Nossa papel é realmente proteger e preservar a confiança dos consumidores e a demanda dos consumidores por carne bovina”.
Solorio disse que como quase todos os consumidores não estão envolvidos no que acontece nas fazendas todos os dias, eles podem olhar as questões e dizer ‘talvez eu limite minha demanda por carne bovina hoje ou nessa semana o nesse mês’.
“Isso é a última coisa que queremos. No final das contas, o que estamos realmente tentando fazer é garantir que, primeiro, o consumidor nunca ouçam sobre essas questões mas, se ouvirem, então queremos ter certeza de que eles têm o outro lado da história. Eles precisam entender que as postagens de 140 caracteres do Twitter que leram podem não contar toda a história”.
Os esforços de pesquisa de mercado do checkoff são uma parte crítica da estratégia de proteção. Essa pesquisa ajuda o beef checkoff a entender quais questões estão nas mentes dos consumidores e combinam com uma quantidade tremenda do que ‘ouvem’ digital e socialmente e rastreia para entender – em tempo real – sobre o que os consumidores estão falando quando surgem questões sobre carne bovina ou informações erradas. No final das contas, o beef checkoff está pronto para responder às questões que os consumidores têm.
A proteção de ameaças como essa é um componente chave de um sucesso de longo prazo da indústria de carne bovina – especialmente considerando as crescentes demandas dos consumidores por transparência das práticas de produção de bovinos e carne bovina, impactos e resposta a seus valores e necessidades. Eles querem a verdade que os torna confortáveis com cada passo do processo e com o produto final se forem continuar ou aumentar suas compras de carne bovina.
Por Jana Malot Harrisonville, membro do Cattlemen’s Beef Board | The Beef Checkoff.
Fonte: BEEF Magazine, traduzida pela Equipe BeefPoint.