Campo Grande (MS) – O Conselho Estadual de Política Agrícola e Agrária (CEPA) esteve reunido no último dia 21 de setembro. Na oportunidade foi aprovado o regimento interno e apresentado o Plano Estadual de Manejo e Conservação de Solo e Água (PROSOLO) para posterior apreciação e aprovação dos membros do Conselho.
Conforme explicou o Secretário Jaime Verruck, titular da Semagro e presidente do Conselho as informações sobre o Plano foram enviadas com antecedência para apreciação dos membros.
Jaime iniciou esclarecendo que o Prosolo faz parte de um projeto maior do Governo do Estado, que busca a geração de uma base metodológica para uma economia de baixo carbono em Mato Grosso do Sul, desenvolvendo e adaptando tecnologias para a redução e mitigação das emissões de gases de efeito estufa em vários setores da economia do estado, contribuindo para atingir os objetivos do Programa Estadual de Mudanças Climáticas – PROCLIMA.
Conforme explicou o Superintendente de Ciência e Tecnologia, Produção e Agricultura Familiar da Semagro, Rogério Beretta, secretário executivo do conselho, Beretta o Plano tem como objetivo promover ações para a implementação de sistemas de recuperação e conservação desses recursos naturais, através da identificação das principais causas da degradação e da integração entre as práticas de manejo em áreas de produção agropecuária.
Para tanto são envolvidas atividades de contenção de processos erosivos, terraceamento, adequação de estradas vicinais e restauração da vegetação nativa. “A ideia é buscar o desenvolvimento sustentável, gerando riquezas, qualidade de vida e conservação dos recursos naturais através das parcerias dos setores público e privado” Completou Beretta.
Órgão tem caráter consultivo e deliberativo, sendo a instância máxima na tomada de decisões que envolvam agricultura e pecuária no Estado, o Cepa foi criado em 2019, esteve paralisado e foi reativado há um ano com a posse dos novos conselheiros.
Kelly Ventorim, Semagro