A criação da Câmara Técnica de Assistência Técnica e Extensão Rural, dentro do Consórcio Brasil Central, que reúne os governadores dos estados do Tocantins, do Mato Grosso do Sul, de Goiás, do Mato Grosso e de Rondônia, além do Distrito Federal, foi aprovada na manhã desta sexta-feira, 2, durante a reunião do VI Fórum de Governadores Brasil Central, ocorrida na residência Oficial do Governador, em Águas Claras, DF. A proposta foi tirada da reunião dos quatro presidentes das Emateres do DF, TO, MT e MS. O presidente da Emater-DF e da Asbraer, Argileu Martins, fez a proposta durante sua apresentação sobre ATER, aos governadores.
O governador de Goías, Marconi Pirillo, reconduzido nesta sexta-feira ao cargo de presidente do Consórcio Brasil Central, colocou a proposta em votação tão logo Argileu Martins se manifestou. “Peço àqueles que estiverem de acordo com a imediata criação da Câmara Técnica de ATER, que se pronunciem”. Sendo aprovada por unanimidade, Pirillo acrescentou: “Aprovada a proposta: Peço, então, ao secretário Thiago Camargo para tomar as providências formais. E parabéns pela iniciativa a todos vocês”, finalizou.
“A criação da Câmara de ATER é fundamental”, assegurou o governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg. “Nós temos, nesses estados, uma vocação rural. A agricultura familiar é um grande instrumento de geração de emprego e renda e manutenção dessas pessoas, que estão desenvolvendo seu trabalho no campo. Ter uma câmara técnica e poder trocar experiências entre as unidades da federação é fundamental para o desenvolvimento sustentável dentro dessa área”, acrescentou.
Estavam presentes ao evento, os governadores dos estados do Tocantins, Mato Grosso do Sul, Goiás, Mato Grosso e Rondônia e o Distrito Federal, além dos secretários de várias pastas de cada estado e os presidentes da Ruraltins (TO), Pedro Dias; da Emater-GO, Pedro Arraes; da Empaer-MT, Lair Mota da Silva; e da Agraer-MS, Enelvo Felini.
Emater-DF