Campo Grande (MS) – O Programa Estadual de Apoio aos Pequenos Negócios (PROPEQ), de responsabilidade da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Semade), é um importante aliado do Programa Rede Solidária, lançado nesta sexta-feira (13), pelo governador Reinaldo Azambuja, no bairro Dom Antônio Barbosa, em Campo Grande. A avaliação é do titular da Semade, secretário Jaime Elias Verruck, que participou da solenidade de inauguração da unidade na região, que contou com a presença do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. “Por meio do PROPEQ, nós estamos proporcionando aos pequenos empreendedores do interior do Estado a chance de sair da informalidade e ter acesso a uma série de oportunidades de negócios com o próprio poder público e com médias e grandes empresas de Mato Grosso do Sul. Essa ação proporciona o crescimento, geração de emprego e distribuição de renda. É um importante aliado do Rede Solidária”, disse o secretário.
O secretário-adjunto da Semade, Ricardo Senna, também presente na solenidade, acrescentou que “as sementes do PROPEQ estão sendo plantadas na Rota do Desenvolvimento. De julho até agora, nas três edições que realizamos juntamente com o Sistema S e setor produtivo, já fizemos cerca de 4 mil atendimentos, dentre formalizações e capacitações de pequenos empreendedores. Estamos proporcionando a criação de um novo paradigma econômico para Mato Grosso do Sul, diversificando as oportunidades de emprego e renda no Estado”, afirmou.
Ricardo Senna, que também é diretor do Instituto Teotônio Vilela (ITV) em Mato Grosso do Sul, ressaltou ainda a importância do trabalho da socióloga Ruth Cardoso – idealizadora do Programa Rede Solidária e a presença do ex-presidente FHC na solenidade de hoje na Capital. “Dois ícones que muito contribuíram e ainda contribuem para o desenvolvimento do país”, disse o secretário-adjunto da Semade.
Programa
O Programa Rede Solidária tem por objetivo habilitar as famílias que estão em situação de risco social, para que de fato exerçam sua cidadania, resgate valores e tenham a oportunidade de emancipação financeira. Para isso, serão realizadas ações voltadas para qualificação profissional, empreendedorismo e apoio ao microcrédito. O objetivo é encaminhar os participantes dos cursos de qualificação serão encaminhados ao mercado de trabalho.
Os módulos oferecidos abrangem: Educação, Cultura e Esporte com cursos de Musicalização, Arte & Ação, Dança para Todos, Brinquedoteca, Biblioteca, Capoeira Vozes da África, Esporte e Cidadania, e Informática Cidadã; no módulo Escola da Família, estão os cursos, Conviver em Família, Tecendo Redes, Quem Ama Doa, Pão e Sonho, e Regatando Valores; no módulo Saúde e Prevenção, cursos Vivendo sem hipertensão e Diabetes, e Vida Sem Drogas; no módulo Segurança, o curso Segurança Cidadã; módulo Rede Voluntários, recrutar voluntários no Quem Ama, Doa-se; módulo Horta Orgânica implantação da Horta Orgânica e Sustentável.
A Unidade Ruth Cardoso do Programa Rede Solidária no bairro Dom Antônio Barbosa será administrada pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos Assistência Social e Trabalho (Sedhast).
Com informações da Subsecretaria de Comunicação
Fotos: Nolli Corrêa (Semade)