Campo Grande (MS) – O Secretário de Estado da Produção e Agricultura Familiar de Mato Grosso do Sul, Dr. Fernando Lamas, recebeu em seu gabinete nesta sexta-feira (22) pela manhã, o produtor rural, empresário e presidente da Associação Brasileira de Dorper e White Dorper (ABCDorper), Paulo Franzine, que junto com o Presidente da Associação de Criadores do Mato Grosso do Sul, Chico Maia, foi em busca de apoio, por parte do Governo do Estado, para fomento e organização da cadeia produtiva da ovinocultura no Estado, através de dois projetos inovadores.
Franzine apresentou ao Secretario um projeto, desenvolvido por ele, que agrega a bovinocultura e ainda um processo silvipastoril, a atividade da ovinocultura. Na sequencia apresentou a ideia da implantação de um frigorifico móvel, com containers compartilhados, que pode ser utilizado para o abate de ovinos e suínos, com média de 200 carcaças por dia.
O primeiro projeto, que se encontra em processo de instalação na Fazenda Soberana, de propriedade de Franzine, será apresentado nesta sábado (23), a partir das 8h, durante o encontro de GTE (Grupo de troca de experiências) realizado pela Associação Sulmatogrossense de Criadores de Ovinos do Estado (Asmaco), o qual ele também faz parte.
Conforme Franzine o projeto pode se apresentar como uma excelente alternativa para aumento da produtividade dos criadores de Mato Grosso do Sul e tem tudo para ser agregado ao trabalho que a Asmaco já realiza.
Sobre o frigorífico móvel, Franzine lembrou que o sistema é reconhecido por instituições de defesa sanitária como sendo ideal para pequenas propriedades.
APOIO DA ACRISSUL
Segundo Chico Maia, presidente da Acrissul, disse que a instituição oferece suporte e apoio total ao projeto. “A função da Acrissul é ajudar a desenvolver a cadeia do agronegócio, e fazer com que o produtor rural possa agregar valor a sua atividade”. Observou, lembrando que num projeto como o apresentado por Franzine, a ovinocultura pode ser consorciada com outras atividades e trazer mais rentabilidade ao produtor.
“Para mostrar essas possibilidades é que traremos, com apoio do Governo, os empresários que tem uma visão mais ampla e estão em lugares onde esta cadeia já esta mais estruturada, para apresentarem o projeto.
O Presidente da Acrissul comentou ainda que “o que fixa o homem no campo é a rentabilidade da sua atividade”. Nesse sentido, ele elogiou o Governo do Estado por sua sensibilidade, destacou a receptividade do Secretario e o comprometimento do Estado, como um todo, com o setor.
A Fazenda Soberana, onde o projeto será exibido, dentro da programação de apresentação do seu processo produtivo, fica no KM 35, da Rodovia MS 040, em Campo Grande.