Campo Grande (MS) – O novo presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) de Glória de Dourados, esteve na manhã desta segunda-feira (25), em Campo Grande, reunido com o Coordenador do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (CEDRS), Carlos Gonçalves, para apresentar a nova composição do CMDRS e apresentar mais um projeto a ser submetido a aprovação na próxima reunião do CEDRS.
Muito entusiasmado com o trabalho que pode vir a desenvolver a frente do Conselho já que a relação com a Prefeitura torna-se mais estreita devido a sua atividade na função de Secretario Municipal de Habitação, Magner de Paula Ribeiro, mais conhecido como ‘Maninho’ comentou que nos próximos dias, deve reunir o Conselho local para coloca-los a par do levantamento do que existe disponível em termos de maquinas e equipamentos, ligados ao trabalho do CMDRS naquele município e, já sugerir algumas ações como citou a aceleração dos trabalhos em torno do projeto que deve assentar mais de quarenta famílias na ‘Comunidade do Estrelinha’ e a busca pelo fortalecimento das parcerias com as cooperativas locais, com os Sindicatos Rural, dos trabalhadores rurais e patronal, e com a própria Prefeitura, através da boa relação que mantem com o Prefeito Arceno Atas.
Maninho entregou ao Senhor Carlos Gonçalves, e ao conselheiro Aristóteles Ferreira, copia da ata que traz a aprovação da aquisição, através do Programa Nacional de Crédito Funciário (PNCF), de uma área de pouco mais de 44 hectares – na 3ª linha, km 3,4 – que será dividido entre nove famílias de pequenos produtores.
Segundo explicou, todo processo de triagem e verificação para habilitação dos produtores para inserção no programa já foi executado, cabendo ao CEDRS agora apenas discutir e ratificar ou não a decisão do CMDRS. “Acredito que fizemos um bom trabalho. As famílias tem vocação e estão com toda documentação em dia. Logo teremos a entrega desses lotes e a formação de mais um grupo de assentados para produzir na nossa cidade”. Completou Maninho, que fez questão de reforçar a importância do apoio ainda, da Associação Comercial daquele município, e da Secretaria de Produção e Agricultura Familiar (Sepaf), através da Agraer e CEDRS.
Para Carlos, a presteza do novo Presidente, que tem longa experiência no setor, é fundamental para que os projetos daquele município possam sair do papel. “Programas nós temos, faltava ali quem colocasse pra funcionar. Ficamos felizes em receber o Maninho aqui na Secretaria hoje e além de lhe dar as boas vindas, colocamos nossa estrutura a disposição”. Comentou.
Assim que o projeto dos nove produtores estiver aprovado no CEDRS eles automaticamente estarão habilitados para acessar o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), que segundo nos explica Carlos, tem a função de estimular a geração de renda e melhorar o uso da mão de obra familiar, por meio do financiamento de atividades e serviços rurais agropecuários e não agropecuários desenvolvidos em estabelecimento rural ou em áreas comunitárias próximas e que, cabe perfeitamente para os participantes do PNCF.