O projeto capacita produtores rurais a utilizar quatro tecnologias diferentes de produção sustentável
O Brasil Rural conversou com Mateus Tavares, coordenador técnico do projeto ABC Cerrado do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), sobre o projeto que está com as inscrições abertas.
Os cursos de capacitação de produtores em utilizar tecnologias de produção sustentáveis são feitos em parceria com a oferece em parceria com o Ministério da Agricultura e a Embrapa. O projeto leva o conhecimento ao produtor rural e cria a oportunidade de implementação nas propriedades, afirma o coordenador do projeto.
Mateus Tavares explica que, antes do início do projeto, um estudo mostrou que quanto mais tecnologia de produção sustentável, maior o retorno financeiro para o produtor. Essa forma de produção de baixo impacto ambiental e de emissão de gases de efeito estufa reduzida já foi muito associada a uma produção onerosa, mas essa relação já não se aplica.
“O processo de transição, quando ele sai de um modelo pouco sustentável para um modelo mais sustentável, realmente envolve um custo, por isso existem as linhas de crédito pra facilitar a incorporação dessas tecnologias. Em contrapartida, o retorno financeiro é muito maior do que ele manter um sistema pouco produtivo, pouco sustentável. Então no momento inicial ele precisa ter um desembolso, um investimento, mas o retorno financeiro é a curto prazo e é bem considerável”, diz o coordenador.
O Projeto ABC trabalhará com a capacitação em quatro tecnologias diferentes: a recuperação de pastagens degradadas, a integração lavoura-pecuária-floresta, o sistema plantio direto e a florestas plantadas. A proposta é promover uma produção eficiente e responsável.
As inscrições para as capacitações de produtores e técnicos rurais estão abertas e as vagas são limitadas. Elas podem ser feitas no site do Senar escolhendo a tecnologia de interesse. Os treinamentos possuem 56 horas cada divididas em quatro encontros. Eles são gratuitos e começam ainda nesse semestre.
O Brasil Rural é transmitido de segunda à sexta e aos domingos, às 6h, e sábado, às 7h, nas rádios Nacional de Brasília e Nacional da Amazônia.
EBC