Campo Grande (MS) – Para colocar os servidores da Secretaria de Produção e Agricultura Familiar (Sepaf) e Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) a par da Implantação do Sistema de Gestão pela Competência, o Secretario Fernando Mendes Lamas, e o Diretor Presidente da Agência, Enelvo Felini, convidaram a equipe responsável para uma palestra no auditório da Agraer, na ultima quarta-feira (13).
O sistema de mapeamento das competências dos servidores sul-mato-grossense foi detalhado pela gerente do projeto, a psicóloga e servidora de carreira da SAD, Ana Carina do Prado Ávila Verbisck.
Renata destacou que os processos para a avaliação de eficiência passam pela indicação individual do servidor sobre quais competências ele se atribui. Competência, definiu a assessora na palestra, pode ser reconhecida pela fórmula CHA, que reúne Conhecimento (saber); Habilidades (saber fazer) e Atitudes (querer fazer).
O projeto criado para estimular a atuação dos servidores e dar oportunidades de ascensão no quadro funcional não é apresentado como um programa de governo e segundo o Secretário Fernando é um processo que deve permanecer para a carreira do servidor.
Para Lamas a administração não pode se limitar às discussões salariais, devendo manter uma política permanente de interação.
“O método, com eficácia já comprovado em órgãos públicos e privados, oferece ferramentas para aumentar e eficiência do servidor e mudar a relação do servidor público com a sociedade”, comentou Enelvo Felini.
A metodologia de Gestão por Competência vem sendo aplicada em empresas como Banco do Brasil, Banco Central, Supremo Tribunal de Justiça, Secretaria de Fazenda do Estado de São Paulo, Funasa, Embrapa. “Vamos fazer o mapeamento que vai trazer um conjunto de benefícios para valorizar o servidor e melhorar as entregas para a sociedade”, finalizou.
Satisfeitos com a oportunidade de conhecer o programa, os servidores comentaram da ausência desse tipo de politica, da importância da discussão continua com o servidor e de mais politicas que possam trazer excelência ao serviço oferecido ao publico.
Kelly Ventorim, comunicação Sepaf e Iagro