Programa de Biodiesel completa 10 anos

Categoria: Geral | Publicado: segunda-feira, dezembro 7, 2015 as 05:51 | Voltar

Uso do biodiesel contribui para o desenvolvimento sustentável do País e a inclusão social e produtiva da agricultura familiar

No começo do programa, a mamona era considerada a "estrela" do biodiesel e em 10 anos, foi totalmente descartada (Foto: )

Os avanços e as novas perspectivas do Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB) estão em debate no Seminário Nacional de Avaliação do Selo Combustível Social, realizado em Brasília, na sexta-feira (4/12). Durante a abertura do evento, que marca os 10 anos do programa, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, salientou que a produção e uso do biodiesel contribui para o desenvolvimento sustentável do País e a inclusão social e produtiva da agricultura familiar.“É um encontro de diferentes áreas, econômica, social e ambiental, em que estamos construindo uma parceria poderosa, que mostra a possibilidade de conciliar a distribuição de renda com as politicas públicas sociais e com a questão ambiental”, ressaltou Patrus aos agricultores familiares, agentes públicos e representantes de cooperativas, sindicatos, federações, órgãos de pesquisa e extensão e empresas produtoras de biodiesel.

Para o representante da União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicapes), Antônio Cardozo, “o seminário é o momento para se aprimorar o Selo e o Programa, para se avaliar os últimos dez anos”.

No encontro, os participantes terão a oportunidade de conferir painéis sobre o balanço dos 10 anos do Selo Combustível Social, conhecer os impactos e resultados da produção e uso do biodiesel para o desenvolvimento sustentável do País, bem como ouvir depoimentos dos arranjos produtivos no âmbito do Selo e da diversificação de matérias-primas para produção de biocombustíveis.

Na avaliação do representante da Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Fetraf), Rui Valença, o programa é exemplo de política pública. “O Selo e o Programa têm uma importância muito grande para a agricultura familiar, economicamente, mas mais do que isso, tem a função de valorização e de inclusão do agricultor familiar”, destacou.

Globo Rural

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.