A coordenação do ‘Programa de Incentivo ao Leite (Leite Forte)’, da Secretaria de Produção e Agricultura Familiar de Mato Grosso do Sul (Sepaf), participou, na ultima semana, no Sindicato Rural, da oficina de Avaliação das atividades de assistência técnica, junto da equipe técnica da Agraer de Nova Alvorada do Sul.
O evento contou com a participação de 30 produtores de leite e a presença do prefeito Juvenal Neto, que ao comentar brevemente as ações da administração municipal ressaltou a atuação das patrulhas mecanizadas nas diferentes localidades. Segundo ele, o trabalho vem atendendo a contento às demandas de melhorias de estradas e preparo de solo nas propriedades de predomínio da agricultura familiar.
Juvenal ouviu dos produtores as reivindicações e sugestões sobre o trabalho que vem sendo realizado por aquela administração.
Na oportunidade, a engenheira agrônoma da Agraer Elisméia Borges relatou as atividades realizadas no ultimo ano, destacando as visitas técnicas, os dias de campo e intercâmbios, além dos cursos e palestras. Ao final do evento, os presentes responderam a um questionário, referente à avaliação dos serviços de Ater.
O coordenador técnico do programa, zootecnista Orlando Serrou Camy Filho, comentou sobre a organização associativa para a produção de leite, citando as características fundamentais para que uma organização formal (associação, cooperativa) torne-se forte e tenha continuidade, contribuindo para o desenvolvimento social e econômico de seus sócios. Orlando citou exemplo de associações que conseguem o melhor preço do mercado para o leite e realizam serviços de apoio como o controle dos resfriadores de leite e da captação.
Orlando destacou ainda a importância de eventos como este para integração dos produtores, fez uma breve avaliação do trabalho que já é realizado através do programa e comentou a forma como a equipe da Sepaf está se preparando para fomentar o mercado de leite no Estado, atendendo as diretrizes do governador Reinaldo Azambuja, que tem no incentivo à atividade leiteira do Estado uma de suas prioridades.