Estão abertas as inscrições do Programa Centelha em Mato Grosso do Sul, parceria do Governo do Estado com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), por meio da Finep, que tem por objetivo estimular a criação de empreendimentos inovadores e disseminar a cultura empreendedora no Brasil, oferecendo capacitações, recursos financeiros e suporte para transformar ideias inovadoras em negócios de sucesso.
Em Mato Grosso do Sul, serão selecionadas por meio de edital, 28 empresas que receberão financiamentos de até R$ 60 mil, totalizando mais de R$ 1,6 milhão em investimentos. O edital foi publicado na edição do Diário Oficial do Estado do dia 11 de julho de 2019 e também pode ser acessado no espaço de “Editais” do site da Fundect (www.fundect.ms.gov.br). Para submeter a proposta, o empreendedor deve acessar www.programacentelha.com.br/ms/. As propostas devem ser submetidas até o dia 25 de agosto de 2019.
MS é o 8º Estado a lançar programa
Em Mato Grosso do Sul, o Programa Centelha foi lançado em 10 de julho pelo Governo do Estado, por meio da Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia), órgão vinculado à Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Produção e Agricultura Familiar), em parceria com a Finep.
Participaram do lançamento do Programa, o Diretor-presidente da Fundect, Prof, Dr. Márcio de Araújo; o Secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck – na ocasião representando o governador Reinaldo Azambuja, O Diretor de Desenvolvimento Científico-Tecnológico (DRCT) da Finep Marcelo Bortolini, o Coordenador do Departamento de Fomento a Interação entre Ciências Aplicadas e Inovação (DICI) da Finep, Marcelo Camargo, além de empreendedores, estudantes, prefeitos, vereadores e demais convidados.
De acordo com o diretor-presidente da Fundect, Márcio Pereira, Mato Grosso do Sul é o oitavo estado a lançar o Programa, que promete ser o ponta pé inicial para grandes ideias saírem do papel. “Pode ser um aplicativo com a solução para algum problema, pode ser uma solução para a sua comunidade, algo que inove na sua região. O importante é ser inovador”, afirmou Márcio.
O secretário da Semagro, Jaime Verruck, explicou que o Centelha MS foi idealizado diante de um novo foco para a ciência e tecnologia no Brasil, menos preocupado com o processo e mais interessado no resultado final. “Muitas vezes o empreendedor trabalha não com uma melhoria, mas com algo que pode revolucionar o mercado, e poucos acabam tendo sucesso. Com o Centelha MS queremos inovações de base, incentivar a pequena empresa que tem a inovação, mas não consegue implantar”, finalizou.
Com informações da Assessoria de Comunicação da Fundect