Campo Grande (MA) – Ainda durante a feira Três Lagoas Florestal, o secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck e o governador Reinaldo Azambuja participaram na quarta-feira (29), do lançamento do Programa Fomenta Ribas, que tem por objetivo aumentar a geração de renda no município, incentivando o consumo dos produtos locais, além de qualificar trabalhadores e empresários.
De acordo com o prefeito de Ribas do Rio Pardo, Paulo Tucura, o programa tem sete eixos temáticos: investimentos, incentivo à compra de produtos oriundos da agricultura familiar, plantio de mudas nativas em áreas degradadas, incentivo às compras no comércio local, turismo, incentivo aos agricultores da soja e do milho e qualificação de trabalhadores e empresas. “Ribas tem hoje o terceiro maior rebanho de gado bovino do Brasil e precisamos agregar valor a esta cadeia produtiva”, destacou Paulo Tucura.
“O município de Ribas do Rio Pardo está seguindo um caminho que pode ser adotado com sucesso por outras regiões do Estado. O município reconheceu seus s problemas e iniciou um trabalho que não é só para a captação de indústrias, mas para valorizar as pessoas e promover a expansão agrícola. O eucalipto, a madeira, é uma tradição na região, mas eles já iniciaram um trabalho para dobrar a área de plantada de soja, de 10 para 20 mil hectares. Como há também uma pecuária forte no município, o modelo mais adequado é o ILPF (Integração Lavoura-Pecuária-Floresta). E hoje temos ali a fazenda Modelo II, eleita no ano passado a mais sustentável do país”, lembrou o secretário Jaime Verruck.