As atenções da cadeia da carne bovina mundial estão voltadas para dois fatores em especial em 2016: o mercado interno da China e a força do fenômeno El Niño. “Os chineses consumiram apenas 4,8 kg per capita em 2015. Com o aumento da demanda do país, as exportações de carne crescem e isso impulsiona a produção. Quanto ao El Niño, há uma preocupante expectativa de ser forte no próximo ano, com redução das chuvas no Brasil Central e aumento na região Sul”, explica Miguel Cavalcanti, CEO do BeefPoint e organizador do BeefSummit Brasil, realizado em Ribeirão Preto.
Em um ano desafiador como promete ser 2016, mais do que nunca é preciso ter foco no negócio e aumento da produtividade.
Para isso, Cavalcanti recomenda a troca de experiências, olhar em quem faz bem feito e uso de tecnologias. “Ser mais eficiente não tem mágica. É preciso tecnologia e conhecimento”, resume o promotor do BeefSummit Brasil, que este ano reuniu os principais produtores, técnicos e consultores da cadeia da carne bovina.
“Investir em conhecimento é fundamental. Mas tão importante quanto é colocar esse conhecimento em prática”, destacou o engenheiro agrônomo Arthur Flumian Braga em sua apresentação. Para Flumian, o objetivo é ser reconhecido pelo mercado como quem faz a diferença no segmento em que atua. “Não basta ser aprendedor, é preciso ser ‘fazedor’”, complementa Miguel Cavalcanti.
“A pecuária brasileira precisa de produtores versáteis, que se ajustam, focam em resultados e em gestão. É preciso questionar sempre o que se pode fazer para melhorar ainda mais”, compartilhou o pecuarista André Bartocci.
Outro ponto importante na constante busca pela máxima eficiência na pecuária é estar aberto para aprender com que faz bem na sua região. “Faço o que sei de melhor. O resto eu busco em parcerias”, disse o pecuarista Alaor Ávila.
Os especialistas Fernando Velloso (RS), Ricardo Nicolau (MS) e Lourenço Miguel (SP) destacaram que é o caminho do sucesso passa pelo reconhecimento das qualidades do seu negócio. “O que você faz de diferente e quais os valores da sua marca? São conceitos que devem estar claros não só para você, mas para sua equipe e o mercado”.
“Além disso, pergunte, questione, busque, consulte. Faça isso sempre”, explicou o consultor Rogério Goulart no BeefSummit Brasil 2015.
Fonte: Portal Nacional de Seguros.