Por meio do Pro Fertiliza MS, programa do Governo de Mato Grosso do Sul para fortalecer o solo e incentivar a produção nas áreas da agricultura familiar, cinco produtores do Assentamento Córrego Dourado, em Santa Rita do Pardo, foram beneficiados com o transporte gratuito de 47 toneladas de calcário.
De acordo com o zootecnista e coordenador local da Agraer/Semadesc (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) de Santa Rita do Pardo, Miguel Domingues, a Agraer fez a recomendação de calagem baseada na análise de solo e acompanhou a aplicação do calcário nas propriedades. Já a prefeitura municipal, por meio da Secretaria de Agronegócio, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, colaborou com a operação de distribuição do calcário nas áreas em reforma nas propriedades utilizando as patrulhas mecanizadas disponíveis, garantindo menos custos aos agricultores.
“O calcário é indispensável nas atividades de reforma, recuperação de pastagens degradadas e no cultivo de forrageiras para produção silagem para alimentação animal proporcionando maior produtividade da bovinocultura de leite e corte e refletindo na economia local, a partir do desenvolvimento sustentável da agricultura familiar do município”, ressaltou Miguel.
Para acessar o Pro Fertiliza MS os agricultores familiares devem procurar a Agraer de seu município e realizar o cadastro. O escritório local organizará os produtores em grupos, uma vez que é inviável transportar pequenas quantidades para uma só propriedade. O programa atende 68 municípios de Mato Grosso do Sul com recursos integrais do Governo do Estado.