Prefeitura de Rio Brilhante implementa Projeto Agroecológico

Categoria: Geral | Publicado: segunda-feira, novembro 23, 2015 as 08:01 | Voltar

O objetivo do Projeto é demonstrar uma alternativa de produção orgânica agroecológica que possibilita o cultivo de alimentos mais saudáveis

O Projeto PAIS já foi implantando na sede da Fundação Oacir Vidal e agora vai para o Assentamento São Judas

A Prefeitura de Rio Brilhante através da Secretaria de Desenvolvimento realiza na quarta-feira (25) a implementação do Projeto PAIS no Assentamento São Judas, trabalhando assim a produção agroecológica integrada e sustentável na região.

O Projeto PAIS é uma tecnologia social que propicia aos agricultores familiares produzir sem o uso de agrotóxicos, com a preocupação de preservar o meio ambiente e proporcionar segurança alimentar e geração de renda por meio de inclusão sócio produtiva, com o sistema que usa o processo de irrigação por meio de gotejamento.

O vice-prefeito e também presidente da Fundação Professor Oacir Vidal, Wanderlei Barbosa explicou que o projeto foi implementado pela Fundação em parceria com a Usina Biosev e SEBRAE.

Wanderlei explicou ainda que o projeto têm como objetivo demonstrar uma alternativa de produção orgânica agroecológica que possibilita o cultivo de alimentos mais saudáveis, tanto para a família quanto para a comercialização, tratando de uma alternativa de trabalho e renda para a agricultura familiar.

Após o sucesso do projeto PAIS na Fundação, com a produção de alface americana e crespa, cheiro verde, couve-flor,beterraba, rúcula, rabanete, repolho, cenoura, almeirão, jiló,berinjela, pimentão, quiabo, pepino, aboboras diversas, frutíferas como laranja, banana, araçá roxo, caju anão, limão entre outras culturas de subsistência, o mesmo está em pleno funcionamento na Escola do Assentamento São Judas.

O prefeito Sidney Foroni destacou a importância do projeto PAIS (Produção Agroecológica Integrada e Sustentável) na preservação do meio ambiente, por isso prioriza um sistema agrícola integrado. Sendo que a sustentabilidade da produção depende, necessariamente, de um bom manejo, significando assim mais alimento, trabalho e renda no campo.

Para a professora Vilma Martins Oliveira Silva, diretora da Escola Municipal São Judas este projeto visa educar os filhos dos assentados a praticar a agricultura familiar em sua plenitude.

Capital News

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.