Possível elevação dos preços das carnes de aves e de suínos se deve ao aumento das cotações do milho e do farelo de soja.
A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) emitiu um alerta na última quarta-feira (13) referente à provável alta nos preços das carnes de aves e de suínos, por conta do aumento dos preços dos insumos (milho e farelo de soja) registrados em várias regiões no Sul e no Sudeste do Brasil.
Além disso, a escassez de insumos, especialmente de milho, em centros de produção da avicultura e da suinocultura, também pode impactar no aumento dos preços das proteínas. De acordo com o presidente da ABPA, Francisco Turra, a primeira safra do grão não é suficiente para atender a demanda interna, ainda mais com a exportação aquecida.
Ele ainda afirmou que caso o setor não receba estímulos expressivos para a segunda safra do milho, decisões mais drásticas deverão ser tomadas para garantir o andamento da produção do cereal, como importar milho do Paraguai e da Argentina, onde segundo o presidente, os excedentes da produção também não são elevados.
Vale a pena lembrar que os produtores de aves e de suínos já vinham sendo impactados por outras elevações nos custos produtivos, como a mão de obra, energia e combustíveis.
Vicenzzo Vicchiatti, Com informações da ABPA