Inscrição pode ser feita diretamente na página do Precoce MS
Campo Grande (MS) – Estão abertas as inscrições para o processo de credenciamento dos produtores, técnicos e empresas independentes que farão a classificação e tipificação dos animais nos frigoríficos. Todo o processo é feito via internet na página do PRECOCE MS. O Subprograma é o antigo “Novilho Precoce” que desde novembro de 2015 passa por reformulações e voltará em fevereiro de 2017, totalmente informatizado.
O Precoce MS foi reformulado buscando principalmente a ampliação de sua segurança e dos processos de aferição de resultados de desempenho de estabelecimentos pecuários e dos produtos obtidos (animais). Com importantes melhorias técnicas o subprograma busca agregar, de forma voluntária, atributos de qualidade e consequentemente valor à cadeia produtiva da bovinocultura de Mato Grosso do Sul.
Como exemplo de melhorias pode-se citar a adoção das boas práticas agropecuárias, protocolos de gestão sanitária individual de animais, sistemas sustentáveis de utilização de áreas com capacidade de apascentamento abaixo do potencial existente, ao associativismo, à melhoria do peso e da cobertura de gordura dos animais, maior uniformidade nos lotes, além de oferecer padrão seguro e confiável dos seus produtos aos mercados nacional e internacional.
Nesse novo formato, haverá cobrança de maior empenho e compromisso dos responsáveis técnicos pelos empreendimentos pecuários sob sua orientação, com a utilização de instrumentos legais como Anotação de Responsabilidade Técnica (ART’s), fiscalizados pelos Conselhos de Classe (CREA e CRMV), com o compromisso dos estabelecimentos frigoríficos credenciados de disporem e utilizarem equipamentos de coleta/ transmissão de dados e informações sobre a tipificação de animais em tempo real ao banco de dados do Estado e, também, do pagamento de eventuais bonificações por depósito bancário na conta do beneficiário em até três dias após o abate.
No início do mês janeiro a Secretaria abre as inscrições para cadastramento das indústrias frigoríficas, que é uma das últimas etapas a serem cumpridas dentro do cronograma de reformulação antes do lançamento do subprograma.
O Subprograma
Desenvolvido há mais de duas décadas com o intuito de incentivar a produção de bovinos em Mato Grosso do Sul, o programa vem passando por reformulações desde julho último, respeitando um cronograma que tem a previsão de estar finalizado até 1º de fevereiro do próximo ano (2017) quando será relançado.
Aumentar o desfrute do rebanho de corte, estimular o mercado de qualidade e incentivar a eficiência e a eficácia do produtor rural, premiando com incentivo financeiro a qualidade do produto obtido (animal) e o nível do processo produtivo continuam sendo o mote do subprograma do qual podem participar produtores rurais de Mato Grosso do Sul que atendam aos critérios exigidos. Clique aqui para conferir, os detalhes estão descritos a partir da página 6
Kelly Ventorim, assessora de comunicação da Sepaf e Iagro