Em evento realizado no município, representante do Sistema Famasul destaca atuação dos produtores rurais
“O trabalho desenvolvido pelo produtor rural de Anaurilândia é refletido no desempenho estadual e, consequentemente, no cenário nacional, levando o setor a ser considerado um celeiro não só de alimentos, como de oportunidades”. A afirmação foi feita pelo vice-presidente do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Nilton Pickler, durante o ciclo de palestras promovido pelo sindicato rural do município na semana passada, com a participação de aproximadamente cem pessoas.
O evento realizado no dia 26 de fevereiro contou com a presença de lideranças rurais. De acordo com os dados do Departamento de Economia do Sistema Famasul, em Anaurilândia, a produção bovina é destaque, contabilizando um rebanho de 277 mil bovinos, ocupando a 26ª posição no ranking estadual. “O desempenho da pecuária no município também é observada no Estado, considerando que Mato Grosso do sul ocupa a 4ª posição no ranking nacional de rebanho bovino. É um gado que se destaca pela qualidade e pela aceitação no mercado internacional, sendo o 5º maior exportador de carne bovina do país”, salientou Pickler.
Pickler destacou que além de ser uma referência produtiva, a agropecuária do Estado é um celeiro de oportunidades. De acordo com os dados do Caged – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, o setor foi referência na geração de empregos, tomando em conta que no ano passado a agropecuária teve 36.273 demissões, mas foram registradas 38.158 contratações, o que resultou em saldo para mais de 1.885 admissões e variação de emprego positiva de 2,83%. “Os bons números se destacam na pesquisa, pois o cenário é negativo para a mão de obra em todo país”, reforçou o vice-presidente.
O evento realizado pelo Sindicato Rural de Anaurilândia contou com a palestra do pesquisador da Embrapa Gado de Corte – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, José Agiova, sobre recuperação de pastagens degradadas com ênfase em pecuária e do professor da UFMS – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Luiz Itávio, sobre a eficiência na cria e recria de machos e fêmeas. Itávio destacou como deve ser a atuação do produtor rural para otimizar seu desempenho. “Não adianta reclamar da seca, isso é da natureza, precisamos é viver com ela”, exemplificou.
Para o médico veterinário do Sistema Famasul, Horácio Tinoco, o evento serviu para motivar os produtores rurais de Anaurilândia e região sobre o investimento em gestão. “As informações disponibilizadas no ciclo de palestras servirão para auxiliar o produtor rural na tomada de decisão”.
Referindo-se ao tema ‘Pecuária de Precisão – Um tempo para ganhar dinheiro’, a presidente do Sindicato Rural, Ligia Franciscon Ricardo, acredita nos efeitos positivos do encontro realizado no Simted – Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação: “Estamos em uma região onde a pecuária é fundamental para a economia local. Quando tratamos do tema precisão, não estamos nos referindo à tecnologia e sim ao gerenciamento, ao controle de dados da propriedade. É um alerta para que o produtor fique atento ao seu negócio”.
Além das personalidades citadas, participaram também do encontro de Anaurilândia, a presidente do Sindicato Rural de Nova Alvorada do Sul, Telma Menezes, do Sindicato Rural de Ivinhema e Novo Horizonte, Edy Elaine Tarrafel, que é vice-presidente regional do Sistema Famasul, e do Sindicato Rural de Bataguassu, Altamir José Ramos Fonseca, entre outros representantes rurais.
Famasul