Campo Grande (MS) – O secretário Jaime Verruck, da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), participou da solenidade de entrega das obras de ampliação e reforma do Posto Esdras da Receita Federal na fronteira com a Bolívia, em Corumbá. A obra contou com recursos de R$ 200 mil e dobra a capacidade operacional da unidade, conforme afirmou o superintendente Regional da Polícia Federal em Mato Grosso do Sul, Cléo Mazzotti.
“Tivemos ao longo do ano uma série de problemas na questão da imigração, portanto essa era uma demanda que o governo vinha trabalhando há algum tempo. As pessoas aguardavam por horas, até dormiam na fila. A partir de agora não vamos mais ver isso. Com a ampliação e, principalmente, mais gente para o atendimento, isso acabou. Vai ter espera, porém não como antes. Essa parceria, tanto com a alfândega brasileira, alfândega boliviana e Polícia Federal, possibilita que melhore o fluxo de turistas e mercadorias nessa fronteira que é muito importante para Mato Grosso do Sul e para Corumbá”, disse Verruck.
Mazzotti considerou aquela a obra mais importante da Polícia Federal no Estado durante o ano, pela relevância que o posto tem para atender sobretudo cidadãos bolivianos com intenção de acessar o território nacional. “Eu me impus esse desafio: nesse ano (2020) não teremos mais pessoas passando a noite na fila aqui. Vai ter fila, sim, como tem em todos os postos de imigração. Mas ninguém vai precisar passar a noite pra ser atendido. Sei que ainda não é o suficiente para atender o que essa cidade, esse Estado e o que os irmãos bolivianos merecem.”
O superintendente da PF revelou que ficava muito inquieto com a situação das filas no posto Esdras. “Muitas vezes fiquei sem dormir, é ruim imaginar um pai de família passando a noite na fila para ser atendido. Recebi inúmeras ligações do dr. Jaime, à noite, fins de semana, preocupado com essa situação. Isso nos incomodava também, de modo que priorizamos essa obra. Teremos reforços nos momentos nevrálgicos, teremos um atendimento digno às pessoas aqui”, finalizou.