O pernil suíno no atacado do estado de São Paulo está sendo negociado no seu menor preço dos últimos três anos, contrariando a tendência de valorização com aumento de demanda nas festas de fim de ano, segundo dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP.
O pernil estava sendo negociado ao valor médio de R$ 6,94 por quilo até quinta-feira (17), o preço mais baixo desde novembro de 2012, quando foi negociado a R$ 6,58/kg.
Na comparação com o valor médio de novembro de 2015, houve uma queda de 14% no valor do corte, informou o Cepea em nota.
A desvalorização do pernil em relação a novembro, na comparação com o mesmo período em outros anos, está associada ao fraco ritmo de negócios num ano em que o consumo interno de carnes está enfraquecido diante da crise econômica do país.
Em outros anos, o pernil apresentou valorização forte em outubro e novembro, quando distribuidores formam estoques para atender à demanda pelo produto durante as festas de fim de ano.
“Neste ano, porém, o ritmo de negócios tem custado a aumentar, por conta do consumo enfraquecido”, informou o Cepea.
Apesar da demanda deprimida por carnes bovina, suína e de frango no mercado doméstico em 2016, alguns frigoríficos esperam aumento das vendas neste final de ano em relação aos outros meses do ano. A Aurora e a Pif Paf informaram à CarneTec que preveem aumento de 10% nas vendas de fim de ano, em relação aos outros meses do ano.
carnetec Por Anna Flávia Rochas em 21/11/2016