Em Cascavel, região oeste do Paraná, um projeto tem incentivado a produção de alho
E a alternativa tem possibilitado o pequeno produtor a aumentar a renda e driblar a crise econômica. Em uma propriedade de 12 hectares, Selino Justino dos Santos cultiva trigo, soja e pés de fruta. A diversificação de cultura ajuda na renda familiar. E a mais recente aposta foi a produção de alho. Os canteiros ocupam apenas 350 metros quadrados. “No ano passado eu plantei 10 quilos. E vi que foi bom. Esse ano já plantei 30 quilos. E o próximo ano eu quero chegar a um hectare”, diz.
O acompanhamento da produção é feito por técnicos da Secretaria de Agricultura. Miltom Matkievicz auxilia os agricultores e explica que este ano a falta de frio, em agosto, atrasou a produção. “O produtor já estava desesperado achando que não iria produzir. Mas era hora de calma. Vai fechar em uma média de 14 toneladas por hectares. Uma excelente produção, de qualidade”, explica.
O projeto que estimula pequenos produtores rurais a produzirem alho começou com 52 agricultores. Atualmente, somam 84. Por enquanto, uma das orientações é produzir em pequenas áreas para fazer o teste e aprender a trabalhar com a cultura. E toda a produção já tem destino. Mercados locais e programas do governo estadual e federal estão comprando o alho. O preço varia de R$ 10 a R$ 12.
Mesmo com os bons resultados do projeto, ainda há desafios pela frente. “Vamos continuar mais uns dois ou três anos até ter certeza de qual é o período correto de plantio. Estamos em processo de adaptação”, fala o coordenador do programa, Edson Duarte da Silva.
G1