Quem produziu leite teve que arcar com alta de 15% no custo de produção nos últimos doze meses. O dado é da Embrapa Gado de Leite, de Juiz de Fora(MG). Do total dos custos, cerca de 80% são gastos com mão de obra (20%), volumoso (22%) e concentrado (40%), informou o chefe-geral dessa unidade da Embrapa, Paulo Martins. Ele foi entrevistado em São Paulo, pelo jornalista Valter Puga.
A entrevista será exibida no programa “Pecuária BR”, a partir de 18h30 desta quarta-feira(25), no Canal do Boi, emissora do SBA-Sistema Brasileiro do Agronegócio (www.sba1.com).
Na conversa, Paulo Martins revela que o custo de produção de leite em Minas Gerais está acima do custo de vida da população. Segundo ele, em outubro último no estado, o custo de produção de um litro de leite foi três vezes maior do que a alta nas despesas das famílias.
No acumulado de janeiro a outubro, o custo da energia e do combustível teve peso de 6% na produção em Minas, que concentra a maior bacia de leite do país. Na composição dos custos, esses dois itens foram os que apresentaram maior alta, segundo estudo da Embrapa Gado de Leite.
SBA
Publicado por: