Chapadão do Sul (MS) – Moradores do Assentamento Aroeira, distante 94 quilômetros da cidade de Chapadão do Sul, comemoram a chegada de importantes reforços nas lides do campo. O governador Reinaldo Azambuja e o secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck, entregaram uma Patrulha Mecanizada para atender as 58 famílias do assentamento, em ato realizado na manhã desta terça-feira (9), no Sindicato Rural do município.
“Agora melhora tudo. Fica mais fácil lidar com a terra, dá pra aumentar a plantação. Só na enxada fica difícil, os canteiros, mesmo, não é fácil fazer”, conta o assentado Luís Rodrigo Aleixo. Ele e a esposa Alaíde produzem alface, rúcula e outras verduras que a Prefeitura de Chapadão do Sul compra para servir na merenda escolar.
Os assentados receberam um trator marca Massey Ferguson, uma grade aradora com 14 discos, uma grade niveladora com 36 discos, rotoencanteirador, calcareadora e uma pá carregadeira traseira, tudo novo. São equipamentos ideais para uso na produção de hortifrúti, explica o secretário Jaime Verruck. O conjunto representou investimento de R$ 161 mil, sendo parte recursos de emenda parlamentar do então deputado federal Reinaldo Azambuja, do ex-senador Rubens Figueiró e contrapartida do Estado.
O presidente da Associação de Moradores do Assentamento Aroeira, Natal Dias de Almeida, acredita que a chegada da Patrulha Mecanizada vá transformar a vida das famílias que vivem lá. São pequenos produtores com lotes de 27 até 35 hectares que têm na produção de hortaliças uma fonte garantida de renda, pois a Prefeitura é um cliente certo. “Muda porque fica mais fácil trabalhar. Dá pra fazer mais”, diz Natal, que já vislumbra outros projetos para melhorar ainda mais a vida das famílias da localidade. A produção de leite é uma alternativa e ele já está procurando o governo em busca de orientação técnica e apoio.
O governador Reinaldo Azambuja considera extremamente positivo o investimento na agricultura familiar pois se soma aos esforços do governo no sentido de gerar e manter empregos. “Mais de 70% das frutas, verduras e legumes consumidos em Mato Grosso do Sul ainda são trazidos de São Paulo e do Paraná. Portanto temos muito espaço para crescer. Esse setor tem uma força extraordinária e nós estamos cientes da importância de apoiar o pequeno produtor”, disse.
O governo vai entregar, neste ano, mais de 2 mil equipamentos agrícolas para produtores da agricultura familiar, o que perfaz investimento superior a R$ 50 milhões, afirmou Azambuja. “A agricultura familiar produz 70% da comida que chega na mesa dos brasileiros. É um setor que dá certo e que precisa e vai ter nosso apoio”, completou.