Antioxidante e rica em minerais e nas vitaminas A, C e K, a rúcula é popular no prato dos brasileiros por seu sabor picante.
Você vai precisar de:
— Insumos (sementes, nutrientes)
— Materiais de uso (isopor, perfurador, semeador)
— Estufa com tela de sombreamento, mesa inclinada (chamada piscina) com entrada e saída de água, reservatórios e bomba elétrica d’água, perfis de PVC perfurados para plantio
1. Perfure em 1cm x 1cm a bandeja de espuma fenólica — espécie de substrato com compostos orgânicos e minerais. Após, mergulhe a bandeja em água com solução antifúngica e fertilizante por uma hora, retire o excesso de líquido e posicione sobre estrutura de isopor.
2. Coloque o semeador sobre a bandeja e espalhe as sementes com uma espátula (em torno de 18 sementes por cavidade).
3. Conserve a bandeja em uma sala escura para germinação. A muda começa a “estourar” e, em média, após três dias está pronta para o plantio, dependendo da temperatura.
4. Leve a bandeja para a estufa. Primeiro, na piscina. Alterne 15min com e sem solução recirculante. Após três dias, plante as mudas nos buracos dos perfis. Confira o PH e a condutividade elétrica e ajuste, se necessário. Após o plantio, a rúcula pode ser colhida entre 18 a 21 dias no verão e em até 35 dias no inverno.