Primeira reunião entre os representantes ocorreu na manhã desta segunda-feira (11)
Um novo encontro entre a Semarh, Ifal e Embrapa será agendado. A previsão é que os trabalhos iniciem em março nos municípios de Arapiraca, Penedo e Murici
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), o Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) se reuniram na manhã desta segunda-feira (11) para tratar de um termo de cooperação técnica voltada para o reuso da água nos municípios.
A primeira reunião, segundo o secretário de Meio Ambiente, Alexandre Ayres, teve o propósito de conhecer como irá funcionar esta atuação conjunta em prol dos municípios. Representantes da Embrapa, Walane Mello e Antônio Santiago, informaram que um técnico da empresa está à disposição do Estado para promover capacitação acerca da reutilização da água.
Ariadni Mendonça, que representou o Ifal de Satuba na reunião de hoje, destacou que o instituto atuará como multiplicador das ações.
De acordo com o secretário Alexandre Ayres, a atuação conjunta com o Ifal e Embrapa acontece em um importante momento, tendo em vista que as ações serão viabilizadas em municípios que necessitam de uma atenção especial em decorrência da estiagem.
“Inicialmente, firmaremos um termo de cooperação técnica e em seguida daremos celeridade a este processo. A população precisa muito de informações atualizadas sobre o reuso da água, principalmente na região do semiárido alagoano”, disse o secretário durante a reunião.
Um novo encontro entre a Semarh, Ifal e Embrapa será agendado. A previsão é que os trabalhos iniciem em março nos municípios de Arapiraca, Penedo e Murici.
Reuso
O reuso da água é um processo pelo qual a água passa para que possa ser utilizada novamente. Neste processo pode haver ou não um tratamento da água, dependendo da finalidade que será reutilizada. Por se tratar de um bem natural que está cada vez mais raro e caro, reutilizar a água é importante para o meio ambiente e também para a economia das empresas, cidadãos e governos.
Agência Alagoas