Evento realizado em Bonito marcou lançamento do Programa Investe Turismo MS
Campo Grande (MS) – O Governo do Estado e entidades do setor produtivo de Mato Grosso do Sul firmaram convênio para dar mais competitividade aos destinos turísticos sul-mato-grossenses. A assinatura foi realizada na quarta-feira (3), na cidade de Bonito, em conjunto com o Sebrae, Fecomércio, Sistema Famasul e Sistema Fiems, em solenidade que contou com participação do Ministério do Turismo, da Embratur e marcou o lançamento do Programa Investe Turismo MS – versão regional do Investe Turismo, do MTur.
O Convênio de Cooperação Geral para o Desenvolvimento do Turismo do Mato Grosso do Sul, que compõe o Programa Investe Turismo MS, prevê o investimento de R$ 6,85 milhões em ações para fortalecer a cadeia produtiva do turismo no Estado, inicialmente nas regiões do Pantanal Sul e Serra da Bodoquena. Serão investidos R$ 5 milhões pelo Sebrae-MS; R$ 750 mil pelo Governo do Estado; R$ 300 mil pelo Sistema Indústria; R$ 500 pelo Sistema Fecomércio e R$ 300 mil pela Famasul.
“Vamos trabalhar outras rotas também, nossa função é o desenvolvimento de uma organização do setor do Turismo, nossa missão é juntar esses esforços, são técnicos extremamente qualificados e nisso o Sebrae tem uma expertise, para termos um programa com sustentabilidade”, afirmou o governador Reinaldo Azambuja.
De acordo com o secretário Jaime Verruck, da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), “o programa atende as nossas demandas, que é o fortalecimento do setor, a governança e a promoção dos destinos em grandes eventos nacionais e internacionais, que são linhas de ações que já estamos trabalhando no âmbito da Semagro”.
O titular da Semagro e o secretário-adjunto, Ricardo Senna, participaram de reunião do Conselho Estadual de Turismo, em Bonito e, em seguida, acompanharam o governador Reinaldo Azambuja na solenidade com o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio. “Importante lembrar que o programa Investe Turismo MS focará também estudos de mercado para atrair novas e empresas e negócios, ampliando assim os investimentos privados no turismo em outras regiões de Mato Grosso do Sul”, comentou Ricardo Senna.
Pantanal e Serra da Bodoquena
As ações do Programa Investe Turismo MS, no momento, irão se concentrar nas regiões do Pantanal Sul (Miranda, Aquidauana e Corumbá) e da Serra da Bodoquena (Bonito, Bodoquena e Jardim). As regiões foram escolhidas pelo Ministério do Turismo, com base em critérios técnicos, como estar presente no Mapa Brasileiro do Turismo 2018 e ter, pelo menos, um destino turístico consolidado no mercado internacional. Em todo o país, foram contempladas 30 rotas turísticas em 158 municípios, atingindo quatro mil empresas.
“Todos os estados da federação foram contemplados, essa parceria visa fazer toda a estruturação no sentido de capacitação profissional, a promoção dessas rotas tanto no mercado interno quanto no mercado internacional na atração de turistas, e sobretudo, estudos de viabilidade de investimento destas rotas, atração de investimento é geração de emprego e renda”, informou o ministro Marcelo Álvaro Antônio.
Na avaliação do diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, o trabalho em conjunto vai injetar novas perspectivas para o desenvolvimento local. “Temos muito potencial, o Ministério do Turismo alinhou ao Sebrae um projeto de turismo nacional, nós temos um índice baixo de turistas internacionais no Brasil, então o setor empresarial precisa vir junto e dar o caminho”.
“É isso que estamos buscando hoje. Juntamos a força do Governo Federal, do Governo Estadual, da Fiems, da Fecomércio e também da Famasul, Banco do Brasil, UFMS, enfim, diversas entidades, em busca de ações que permitam o desenvolvimento do turismo em Mato Grosso do Sul de forma ordenada e coordenada. O Sebrae/MS vai praticamente atuar em todos os municípios e é importante deixar claro que os interessados em investimentos na área do turismo terão oportunidades de apresentar sugestões”, afirmou o presidente da Fiems, Sérgio Longen.
As rotas turísticas receberão um pacote de ações organizadas em quatro linhas de trabalho: o fortalecimento da governança, por meio de uma integração entre setor público e privado; a melhoria dos serviços e atrativos turísticos, com foco especial nas micro e pequenas empresas; atração de investimentos e apoio ao acesso a linhas de crédito e fontes de financiamento; e por fim, marketing e apoio à comercialização, com campanhas, produção de inteligência mercadológica e participação em eventos estratégicos.
Segundo o diretor-presidente da Fundtur-MS (Fundação de Turismo de MS), Bruno Wendling, o modelo de parceria público-privada anunciado pelo Mtur dará ao setor de viagens o protagonismo necessário para se consolidar como vetor econômico. “O ministério busca um nível maior de gestão compartilhada, focado em inteligência de mercado, que possa desenvolver nosso potencial plenamente”, concluiu.
Marcelo Armôa e Kelly Venturini, da Assessoria de Comunicação da Semagro, com informações do Sebrae e Fiems