A manhã desse sábado foi de discussão sobre as perspectivas e as inovações no setor da pecuária para, aproximadamente, 300 produtores rurais da região de Paranaíba, que participaram do Circuito Pecuário – Sistema Famasul.
O evento, realizado em parceria com o Sindicato Rural de Paranaíba, Senar/MS – Serviço de Aprendizagem Rural, Embrapa Gado de Corte e Novilho Precoce, aconteceu no Parque de Exposições Daniel Martins Ferreira, no Tatersal da Leilosin Leilões Rurais.
O projeto trabalha com o tema permanente “Criando oportunidades, construindo soluções”.
Na abertura, o presidente do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária, Mauricio Saito, destacou que o município foi selecionado para receber a primeira edição do Circuito Pecuário de 2016 como forma de estimular e reconhecer os bons resultados registrados na região e também colaborar com o aumento dos índices produtivos.
“Um dos pilares do Sistema Famasul é o compartilhamento do conhecimento e a capacitação da mão de obra e isso é o que temos visto no Sindicato Rural de Paranaíba. Somente em 2015, o presidente Wilberto e sua diretoria trouxeram mais de 50 cursos do Senar/MS ao município, com destaque ao programa Mais Inovação, que tem como principal objetivo a recuperação de áreas degradadas. Entre 2014/2015 viabilizou, ainda, o programa hortifrutigranjeiro, que atende 28 famílias produtoras que já estão com a comercialização da produção garantida. Além de todos os compromissos que envolvem a diretoria de um sindicato, você e seus membros têm investido de forma notória na região”, afirmou.
O Circuito Pecuário – Sistema Famasul foi realizado em Camapuã, no ano passado, e deve ser levado a outros cinco municípios de Mato Grosso do Sul em 2016. A iniciativa do projeto foi comentada pelo presidente do Sindicato Rural de Paranaíba, Wilberto Antônio de Amaral.
“Em sete meses de gestão, Mauricio, você tem mostrado que liderança não se impõe, se conquista. Logo de início já definiu sua priorização pela educação e a capacitação das pessoas que lidam no campo, atingindo os produtores rurais, seus filhos e os trabalhadores do campo. Tem se esforçado também em atender todos os setores, provando que compromisso assumido é compromisso cumprido. Um evento desse porte em nosso município é uma grande alegria e, por isso, estamos com a casa cheia”, disse.
O secretário Estadual de Produção e Agricultura Familiar (Sepaf), Fernando Lamas, participou do evento e ressaltou a importância do Sistema Famasul atender os municípios da Costa Leste de MS, que possuem grande potencial produtivo.
“Mato Grosso do Sul faz divisa com cinco estados e fronteira com dois países, o que nos torna extremamente estratégico. Investir em conhecimento é imprescindível, pois não adianta ter terra, ter o capital, mas não ter conhecimento. A sobrevivência do empresário rural passa necessariamente pelo conhecimento. Precisamos ter informação e saber incorporá-la as nossas práticas, o que aprendemos por meio de eventos como esse”, afirmou.
A mesa de autoridades também foi formada pelo Chefe-Geral da Embrapa Gado de Corte, Cléber Oliveira, que pontuou a parceria com o Sistema Famasul.
“A proposta do Circuito Pecuário atende de forma significativa uma das principais vocações de Mato Grosso do Sul e as demandas do produtor rural desse setor. Mesmo sendo um expoente em genética, a região da Costa Leste ainda é um desafio para nós quando o assunto é incorporar tecnologia. A Embrapa é parceira desse projeto, pois acredita que os produtores rurais têm um papel ímpar na continuidade e no aumento do que vem sendo feito”, destacou.
Participaram do evento a diretora-secretária do Sistema Famasul, Terezinha Cândido; o diretor executivo, Lucas Galvan; o presidente do Sindicato Rural de Três Lagoas, Marco Garcia; e o presidente do Sindicato Rural de Aparecida do Taboado, Eduardo Sanchez.
Famasul