O Estado de Mato Grosso do Sul está empenhado em promover o desenvolvimento sustentável da nossa economia, contribuindo para a melhoria nos indicadores sociais, agindo de forma responsável e planejada, inserindo os pequenos negócios em políticas públicas coerentes com as  exigências da atualidade, focadas no bem-estar da coletividade e alicerçadas em uma governança institucional comprometida com a sociedade, sem abrir mão dos princípios da ética e da responsabilidade com os valores humanos.

O QUE É O NE-APLs/MS

O NE-APLs/MS é um fórum permanente de discussões e deliberações, dispondo de uma coordenação estadual composta pela SEMAGRO, reunindo instituições que representem entes públicos ou privados legitimamente interessados no desenvolvimento econômico, social, científico e tecnológico de MS.

• COMO ATUA

Tendo como finalidade a articulação de ações para promover o desenvolvimento sustentado do setor produtivo estadual, apoiando as demandas dos Arranjos Produtivos Locais – APLs, em sintonia com o GTP/APLs (MDIC) e instituições vinculadas.

1. Promover a Reunião de Sensibilização nos APLs locais para elaboração do PDPs;
  2. Receber e apreciar os PDPs dos APLs;
  3. Acompanhar a elaboração dos PDPs;
  4. Promover as Rodadas de Negócios dos PDPs com o núcleo estadual;
  5. Articular soluções estaduais para as demandas dos APLs selecionados;
  6. Apresentar ao GTP APL as demandas dos PDPs;
  7. Acompanhar, monitorar e avaliar a implementação das ações do PDPs. (SIGEOR);
  8. Reportar resultados ao GTP/APL.
  • ABRANGÊNCIA:

Os arranjos selecionados, prioritários, abrangem todas as regiões do Estado, envolvendo 8 setores produtivos como: Piscicultura, Apicultura, Leite, Sucroenergético, Base Florestal, Cerâmica, Confecção e Turismo.

Os APLs beneficiam produtores, empresários e empreendedores de micro, pequeno e grande porte, dos setores e localidades dos arranjos.

Considerando o interesse deste Governo em somar esforços na busca do desenvolvimento econômico e social do Estado, praticando ações integradas de políticas públicas direcionadas para os Arranjos Produtivos Locais (APLs), visando ao aumento do emprego e da renda e à recíproca diminuição das desigualdades regionais e sociais;

Considerando a necessidade de modificar o atual modo de ação individualizada dos vários agentes governamentais e não-governamentais que atuam no desenvolvimento local e regional, valorizando cada vez mais, a cooperação mútua, o aprendizado coletivo, o conhecimento difuso e a capacidade de inovação dos agentes econômicos, que participam dos processos produtivos;

Considerando a necessidade de implantação de novos Arranjos Produtivos Locais e a consolidação dos existentes, mediante a promoção de estudos técnicos, a formalização de planos e programas exeqüíveis e a efetiva prática de ações voltadas para os empreendedores que estejam localizados ou manifestem a vontade de localizar-se em determinadas regiões com notória especialização produtiva;

Considerando que estão em andamento, mediante a atuação integrada de diversos Ministérios do Governo Federal e de outras entidades, os trabalhos do Grupo de Trabalho Permanente para Arranjos Produtivos Locais (GTP APL), instituído pela Portaria Interministerial nº 200, de 2 de agosto de 2004, com a finalidade de elaborar e propor diretrizes gerais para as ações coordenadas de apoio a Arranjos Produtivos Locais.

Descrição Conteúdo Arquivo
DECRETO Nº 12.345, DE 12 DE JUNHO DE 2007. Institui o Núcleo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Arranjos Produtivos Locais de Mato Grosso do Sul (NE-APLs/MS) e dá outras providências. Baixar