O Estado de Mato Grosso do Sul está empenhado em promover o desenvolvimento sustentável da nossa economia, contribuindo para a melhoria nos indicadores sociais, agindo de forma responsável e planejada, inserindo os pequenos negócios em políticas públicas coerentes com as exigências da atualidade, focadas no bem-estar da coletividade e alicerçadas em uma governança institucional comprometida com a sociedade, sem abrir mão dos princípios da ética e da responsabilidade com os valores humanos.
O QUE É O NE-APLs/MS
O NE-APLs/MS é um fórum permanente de discussões e deliberações, dispondo de uma coordenação estadual composta pela SEMAGRO, reunindo instituições que representem entes públicos ou privados legitimamente interessados no desenvolvimento econômico, social, científico e tecnológico de MS.
Tendo como finalidade a articulação de ações para promover o desenvolvimento sustentado do setor produtivo estadual, apoiando as demandas dos Arranjos Produtivos Locais – APLs, em sintonia com o GTP/APLs (MDIC) e instituições vinculadas.
Os arranjos selecionados, prioritários, abrangem todas as regiões do Estado, envolvendo 8 setores produtivos como: Piscicultura, Apicultura, Leite, Sucroenergético, Base Florestal, Cerâmica, Confecção e Turismo.
Os APLs beneficiam produtores, empresários e empreendedores de micro, pequeno e grande porte, dos setores e localidades dos arranjos.
Considerando a necessidade de modificar o atual modo de ação individualizada dos vários agentes governamentais e não-governamentais que atuam no desenvolvimento local e regional, valorizando cada vez mais, a cooperação mútua, o aprendizado coletivo, o conhecimento difuso e a capacidade de inovação dos agentes econômicos, que participam dos processos produtivos;
Considerando a necessidade de implantação de novos Arranjos Produtivos Locais e a consolidação dos existentes, mediante a promoção de estudos técnicos, a formalização de planos e programas exeqüíveis e a efetiva prática de ações voltadas para os empreendedores que estejam localizados ou manifestem a vontade de localizar-se em determinadas regiões com notória especialização produtiva;
Considerando que estão em andamento, mediante a atuação integrada de diversos Ministérios do Governo Federal e de outras entidades, os trabalhos do Grupo de Trabalho Permanente para Arranjos Produtivos Locais (GTP APL), instituído pela Portaria Interministerial nº 200, de 2 de agosto de 2004, com a finalidade de elaborar e propor diretrizes gerais para as ações coordenadas de apoio a Arranjos Produtivos Locais.
Descrição | Conteúdo | Arquivo |
---|---|---|
DECRETO Nº 12.345, DE 12 DE JUNHO DE 2007. | Institui o Núcleo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Arranjos Produtivos Locais de Mato Grosso do Sul (NE-APLs/MS) e dá outras providências. | Baixar |
Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.