O novo SigaWeb, ferramenta on line do SIGA/MS (Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio), foi lançado nesta segunda-feira (21), na programação do Canal do Boi, programa Agricultura BR. O SIGA-MS, é resultado de parceria entre a Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) e a Aprosoja/MS, por meio de recursos do Fundems (Fundo Para o Desenvolvimento das Culturas de Milho e Soja). O acesso à ferramenta pode ser feito no endereço: https://portal-sigaweb-aprosojams.hub.arcgis.com/
A apresentação da ferramenta foi feita pelo presidente da Aprosoja, André Dobashi e o superintendente de Ciência e Tecnologia, Produção e Agricultura Familiar da Semagro, Rogério Beretta. “O projeto SIGA é o projeto oficial que determina o uso e a ocupação do solo para todas as culturas em Mato Grosso do Sul. Com o novo Siga Web, temos uma ferramenta importantíssima de planejamento, de constatação, para todos os tipos de uso, tanto dos setores do agro, quanto do comércio e indústria ligada ao agronegócio em nosso Estado”, afirmou Beretta.
A ferramenta foi atualizada pela Aprosoja/MS e proporciona informações de todos os municípios sul-mato-grossenses, detalhando dados de culturas como algodão, eucalipto, pastagem, mas principalmente, soja e milho. “O SIGA/MS é estratégico para o Governo do Estado. Por meio dele, por exemplo, verificamos o aumento da área plantada de soja, em áreas que anteriormente eram de pastagens e o monitoramento desse tipo de movimentação no campo é fundamental para o trabalho dos nossos técnicos na secretaria”, afirmou o secretário Jaime Verruck, da Semagro.
“A proposta não é só auxiliar os pesquisadores, mas todos os agricultores e até possíveis investidores, que buscam dados ligados à ocupação do solo sul-mato-grossense. Pelo SigaWeb é possível verificar por quais municípios, determinadas culturas estão distribuídas e em quais volumes, possibilitando projeções de produções futuras, entre outros dados”, destaca o presidente da Aprosoja/MS, André Dobashi.
Segundo ele, as culturas com o maior número de detalhes na ferramenta são soja e milho. “Por meio do Siga, acompanhamos as lavouras de soja e milho desde a safra 2013/2014. Mas ao todo são mais de 10 anos de dados, que podem ser apresentados em gráficos. Até o momento a equipe que confere informações a campo visitou mais de três mil e quinhentas propriedades rurais, obtendo marcações, levantando dados de pragas e doenças nas lavouras e consolidando informações enviadas por satélite”, completa Dobashi.
Por meio de um dashboard interativo é capaz de verificar qual a área coberta pelas culturas na safra 2019/20 dos municípios. E ainda é possível obter dados que podem contribuir com estratégias logísticas, econômicas e políticas. Além do dashboard, a ferramenta disponibiliza acesso a um banco de dados com informações técnicas, atualizadas semanalmente e dados econômicos, de fácil acesso a toda comunidade científica, ou não.