Campo Grande (MS) – Os cenários de Mato Grosso do Sul para investimentos e as oportunidades, foram tema de palestra ministrada pelo secretário adjunto Ricardo Senna, da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), nesta quarta-feira (30) em Campo Grande.
O secretário adjunto da Semagro falou sobre as potencialidades e desafios econômicos de Mato Grosso do Sul aos colaboradores do Sebrae MS, que estão em processo de desenvolvimento do PPA (Plano Plurianual do Sistema) para os próximos dois anos.
A palestra visa nortear as ações estratégicas da instituição levando em consideração as necessidades de crescimento da economia local de acordo com as regiões de investimento e desenvolvimento, aliado a queda de recursos da instituição.
Ricardo Senna usou sua experiência como consultor, professor e secretário adjunto da Semagro, para mostrar o cenário atual do Estado e os desafios a serem superados. “A ideia é provocar reflexão no Sebrae de como atuar nos próximos anos, principalmente diante de perspectivas negativas de uma crise fiscal”.
Durante pouco mais de uma hora de palestra, o secretário adjunto mostrou o cenário econômico sul-mato-grossense, dando dados atualizados de PIB (Produto Interno Bruto), PIB per capita, produção agrícola e agropecuária, investimentos por regiões e ações prioritárias do Governo do Estado.
Ricardo mostrou que 27 cidades de Mato Grosso do Sul concentram 81% do total de investimentos que somam R$ 34 milhões. A região leste é a que reúne a maior quantidade de projetos em andamento hoje, mas todas têm investimentos encaminhados. A intenção é de que com esses dados, o Sebrae possa nortear suas ações dos próximos anos em prol do desenvolvimento econômico estadual.