Ocupando o 2º lugar no ranking nacional de rebanho e a 4ª posição em exportação e abates, a pecuária de corte sul-mato-grossense é destaque de produção sustentável e de qualidade no Brasil. Com o objetivo de debater os principais temas referentes aos setor e otimizar ainda mais o desempenho pecuário será realizado, nesta sexta-feira (18), a partir das 7h30, em Campo Grande/MS, o 28º Encontro de Tecnologias para a Pecuária de Corte, na sede do Sindicato Rural de Campo Grande.
O evento é realizado pelo sindicato rural do município, com o apoio da Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS e do Governo de Mato Grosso do Sul, e contará com palestras de especialistas do setor e do Governador do Estado, Reinaldo Azambuja. O encontro é tradicional entre os produtores rurais deste segmento e tem em sua programação um espaço voltado para a realização de debates sobre os temas apresentados.
De acordo com o presidente da Famasul, Mauricio Saito, a participação dos produtores a eventos como o Encontro é fundamental por trazer informações de qualidade que fazem total diferença em suas atividades diárias. “Temas como melhoramento genético, estratégias para competitividade, manejo adequado são relevantes para que o produtor melhore sua capacidade produtiva”, destaca.
Para o presidente do Sindicato Rural de Campo Grande, Oscar Sturhk, o encontro auxiliará o produtor na escolha adequada de tecnologias que podem incrementar o desempenho pecuário. “O encontro promove a integração e troca de experiências entre pecuaristas, técnicos, estudantes, pesquisadores, professores e profissionais da área, que participam de palestras e debates de alto nível ministrado por conferencistas competentes e de renome, contribuindo para que os participantes possam ter acesso às novas tecnologias e se tornem mais eficientes na obtenção de lucro em suas atividades”.
A primeira palestra do evento será ministrada pelo governador de Mato Grosso do Sul, Reinando Azambuja, com o tema ‘Pecuária, Lavoura e Política – Uma história de sucesso’. Azambuja contará aos participantes um pouco da sua trajetória política e como produtor rural. O engenheiro agrônomo pela Esalq/USP e PhD pela University of Arizona, Flávio Portela, falará sobre ‘Manejo intensivo de pastagens e suplementação em sistemas intensivos de produção de bovinos de corte’.
No período da tarde, o tema ‘Seleção e uso de touros melhorados’ será abordado pelo pesquisador da Embrapa Gado de Corte, Luiz Otávio Silva. Em seguida, será apresentada a Plataforma de Gestão Agropecuária (PGA) pelo assessor técnico e coordenador da Comissão Nacional de Bovinocultura de Corte da CNA – Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, Rafael Linhares. E, por último, o consultor internacional e diretor da SRB – Sociedade Rural Brasileira, Francisco Vila, ministrará palestra sobre o tema ‘Como construir alianças estratégicas para uma pecuária mais competitiva?’.
Com informações da Famasul