Para perder peso ou apenas manter-se me forma, muita recorrem a alimentos classificados como light ou diet, acreditando que estarão ingerindo menos calorias.
Nem sempre é assim, primeiro, pela confusão que muitos fazem sobre o significados deste produtos. Produtos light, obrigatoriamente terão 30% à menos, de açúcar ou de gordura, geralmente no qual se quer enfatizar que tenha menos, porém nem sempre, terão 30% à menos de calorias. Em alguns casos, a gordura diminuída é substituída por açúcar. Produtos diet, terão 0% de composição que se quer evitar, geralmente de açúcar, porém, pode ter até mais gordura do que um produto não diet.
Outro aspecto é que alguns alimentos light ou diet, embora tenha baixa caloria, podem não ser nutritivo como o uso de um alimento integral, aos quais devem constar na opção de consumo de uma dieta saudável.
Estudos mostram que alimentos descritos como de baixa gordura acabam sendo consumidos em maior quantidade. Em uma das pesquisas, voluntários consumiram 28% mais chocolates cobertos de açúcar e de baixa gordura do que os normais, o que resultou em 54 calorias extras. Os testes mostraram ainda que pessoas com sobrepeso ingerem muito mais comida com o selo “baixa gordura” do que pessoas com peso normal. E que todo mundo subestima a quantidade de calorias que consome quando se trata de alimentos de baixa gordura. Outro estudo descobriu que a etiqueta “light” faz com que as pessoas aumentem o tamanho das porções, independentemente de o alimento ser saudável ou não.
Outros estudos indicam que o consumo de alimentos doces, seja ou não de sabor natural, aumenta o apetite. Adoçantes poderiam também causar esse efeito. Outra reação observada foi a alteração da flora intestinal tanto de ratos como de humanos, de maneira associada à obesidade e à diabetes tipo 2.
Um outro problema é que os alimentos light nos dão a ideia de estarmos consumindo menos calorias e nos passa a sensação de que estamos fazendo dieta, principalmente se já estamos de sobrepeso.
Uma dieta saudável em que se busque perder peso ou manter a forma, sempre requer mudança nos hábitos alimentares através de uma reeducação alimentar, inserção de alimentos saudáveis, completos em vitaminas e minerais, e o mais importante, na quantidade certa. Para isto, consulte sempre um profissional da área, seja nutricionista, médico ou nutrólogo, será sua garantia de êxito.
Fonte: Com informação do IG
Publicado Por: José Vilmore