Na sexta-feira, 18, cerca de 30 estudantes do Colégio Estadual Adélia Teixeira foram à exposição, acompanhados da professora da disciplina Segurança do Trabalho, Andréa Carla, para uma visita técnica. O gestor ambiental da Agricultura, Ricardo Gusmão, aproveitou a curiosidade dos alunos e apresentou como funciona o sistema. “A nossa ideia foi economizar água e produzir alimento seguro, sem agrotóxico. O intuito é reutilizar os materiais reciclável, trabalhando o conceito de sustentabilidade”, explicou-lhes.
A novidade chamou atenção principalmente da estudante Mariana Ferraz que fez algumas perguntas. No final, ela é que já explanava sobre a aquaponia: “as hortaliças estão se alimentando dos dejetos dos peixes. E neste momento de epidemia de doenças causadas pelo Aedes aegypti, os peixes podem se alimentar das lavas destes mosquitos. Isso foi o mais interessante”.
Segundo o secretário de Agricultura, Sílvio Moura, o sistema é simples e barato. “No tanque de mil litros, em um período de seis meses, é produzido cerca de 45 quilos de peixe, com 90 alevinos de tilápia, com baixa utilização de água e custo baixo de energia, produzindo aproximadamente 40 alfaces de maneira natural. E quanto menos defensivos a gente tiver, mais qualidade a gente vai ter em nosso alimento”, informou o secretário.
Vitória da Conquista – Prefeitura